No dia 14 de março, é comemorado o Dia Internacional da Matemática. A data foi oficializada pela Unesco em 2019 e criada pela União Internacional da Matemática, com objetivo de incentivar instituições de ensino, museus e outras entidades a promover atividades para demonstrar como a matemática está presente em todos os aspectos da vida cotidiana.
Neste dia também é celebrado o Dia Internacional do Pi, constante matemática iniciada com 3,14, já que no padrão norte-americano, o mês é escrito antes do dia. O Pi é um número irracional (a representação decimal é um dízima não periódica) e é encontrado quando se divide o comprimento de uma circunferência pelo seu diâmetro, sendo muito utilizado em cálculos geométricos de figuras que possuem formatos circulares.
A Unesco também destaca que a matemática é primordial para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o tema da primeira edição foi “Matemática está em tudo”. Um dos exemplos concretos do uso da matemática no dia a dia, como o GPS (Sistema de Posicionamento Global), ferramentas de pesquisa na internet, exames médicos e até o design de montanhas-russa. Outras aplicações citadas são busca por vida extraterrestre, sistema de tráfego aéreo, criptografia, análises de epidemias, lançamento de satélites e foguetes para o espaço.
Atenta ao fenômeno mundial de baixa inserção de mulheres nas ciências exatas, a entidade também incentiva que no Dia Internacional da Matemática sejam relembradas as trajetórias e contribuições de importantes pesquisadoras como Hipátia de Alexandria, considerada a primeira matemática na Grécia antiga; a norte americana Mary Winston Jackson, engenheira aeroespacial negra da NASA que trabalhou na missão que levou o homem à Lua; a iraniana Maryam Mirzakhani, primeira e única mulher a ganhar a Medalha Fields, e a norte-americana Karen Uhlenbeck, primeira mulher receber o Prêmio Abel, que reconhece o pioneirismo científico em conquistas matemáticas.
Breve história da matemática
A matemática surgiu da necessidade das pessoas de medir e contar objetos, é uma relação do ser humano com a natureza. A forma como é conhecida hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império da Babilônia, cerca de 3.500 a.C, para edificações, impostos, colheita e observação de astros. A partir do movimento do Sol e da Terra, os egípcios estabeleceram os 365 dias e que o dia tinha duração de 24 horas.
Já na pré-história, o homem primitivo já sentia a inevitabilidade de medir a distância entre as fontes de água ou para capturar algum animal. E quando este se tornou sedentário, fixo no mesmo lugar, passou a quantificar a quantidade de alimento para consumir e entender o ciclo das estações do ano para plantar e colher.
Na Grécia Antiga, os gregos também utilizaram a matemática para fins filosóficos, como o Tales de Mileto que descobriu que a interseção entre duas retas paralelas e transversais formam segmentos proporcionais. Nos estudos sobre a arché, o princípio do universo, o filósofo pré-socrático Parmênides afirmou que os números são a essência de todas as coisas existentes e que as leis que regiam o cosmos também eram relações matemáticas.
Os romanos continuaram com a base matemática dos gregos e a aplicaram nas construções e no sistema de cobrança de impostos. Os números romanos são simbolizados por letras e o seu método de multiplicação facilitou cálculos mais complexos.
Na Idade Moderna, Isaac Newton descreveu a lei da gravidade através dos números e da própria geometria,confirmando o modelo heliocêntrico que até hoje é estudado com as Leis de Newton. Nesse período também, a calculadora foi desenvolvida pelo francês Blaise Pascal, que também escreveu sobre geometria no “Tratado do Triângulo Aritmético” e até sobre fenômenos físicos sobre a lei das pressões sobre determinado líquido.
Na contemporaneidade, a Revolução Industrial impulsionou ainda mais o uso da matemática. As universidades se transformaram em um lugar para descobertas e estudos sobre novos teoremas. No século XX, a Teoria da Relatividade de Albert Einstein desafiou os matemáticos a expressarem em números as suas ideias, colocando uma nova perspectiva sobre a compreensão do tempo e do espaço. Nas Engenharias, a matemática também se torna um item importante para a criação e manutenção de novas tecnologias que vão facilitar o funcionamento de diversas áreas da vida em sociedade.
O Crea-RJ celebra o Dia Internacional da Matemática e parabeniza todos os profissionais que a utilizam para novas descobertas e fazem suas aplicações nos estudos e pesquisas para um mundo mais evoluído.
Fontes: Unesco, Mentalidades Matemáticas