Parabéns ao município de Teresópolis por seus 133 anos!

Teresópolis - "Cidade de Teresa" - é uma homenagem à Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. As origens de Teresópolis datam, entretanto, da primeira metade do século XIX.

A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788, porém a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português de origem inglesa, George March, aqui adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o Bairro do Alto. A fazenda Santo Antônio ou Sant`Ana do Paquequer acabou por gerar o primeiro povoado de maior importância ao longo do caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo de maneira considerável a agricultura, pecuária e veraneio da região.

Todo o crescimento e posterior desenvolvimento deste pequeno núcleo se verificou no sentido Norte-Sul, isto é, os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao porto da Estrela, nos fundos da Baía da Guanabara, passando por Petrópolis, visando a região como ponto estratégico de repouso. Só mais tarde, com o advento da ligação rodoviária ligando o Rio a Teresópolis, é que o fluxo foi alterado no sentido Sul-Norte, em 1959.

Em 6 de julho de 1891, por meio do decreto de nº 280 do então Governador Francisco Portela, a freguesia foi alçada à condição de município, passando a denominar-se Teresópolis, sendo desmembrado o seu território do município de Magé.

O Crea-RJ parabeniza Teresópolis por seus 133 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!

Fonte: Câmara Municipal de Teresópolis

Parabéns ao município de Teresópolis por seus 133 anos!