Crea-RJ em Ação – Edição 22 de dezembro

6ª Reunião do Colégio dos Presidentes

De 18 a 20 de dezembro, o Rio de Janeiro foi palco da 6ª reunião anual do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontro reuniu líderes de todos os Regionais do país e realizou um balanço das ações de todos os Creas em 2023, bem como de debateu questões cruciais relacionadas, por exemplo, ao exercício profissional, às inovações tecnológicas e aos desafios específicos enfrentados em suas regiões de atuação.

Em seu discurso de abertura, o presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, expressou sua gratidão pela presença de todos os participantes e destacou a satisfação de sediar o encontro na cidade do Rio de Janeiro, algo que não ocorria desde 2012.



O primeiro dia do evento foi marcado por votações cruciais, refletindo a importância das decisões tomadas durante a reunião. Os presidentes e representantes dos Regionais participaram ativamente das discussões, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do Sistema Confea/CREA e Mútua.

No segundo dia, as atividades continuaram com apresentações significativas, incluindo a fala de Erick Galante sobre a AGITEC, proporcionando conteúdos sobre tecnologia e inovação. O evento reforçou a importância do intercâmbio de conhecimento e experiências entre os presidentes, consolidando o compromisso com o avanço e a excelência no setor.



No último dia da reunião, os representantes debateram a importância das ARTs, implementação de novas prorrogativas para a melhoria do funcionamento da organização e outros temas relevantes para  área tecnológica.

O Colégio de Presidentes ajuda a fortalecer a atuação dos profissionais, garantindo padrões elevados de qualidade e ética. Além disso, desempenha papel fundamental na definição de estratégias para o desenvolvimento sustentável e no alinhamento de políticas setoriais, consolidando o compromisso do Sistema Confea/Crea e Mútua com a excelência e a integridade nos campos da Engenharia, Agronomia e Geociências


Visita Técnica ao Bonde do Pão de Açúcar

No fim do último dia, como parte da programação, o Crea-RJ viabilizou a integrantes do evento uma visita técnica ao Bondinho do Pão de Açúcar, marco da Engenharia na cidade.

Os participantes assistiram a uma apresentação com o Diretor de Operações do Parque, Marcelo Gomes, que palestrou sobre a história e as atividades que o espaço oferece ao público.

Depois, o grupo subiu ao Parque Bondinho Pão de Açúcar para conhecer as instalações do equipamento, que é um dos principais cartões postais do Brasil.



Curso: A Atuação dos Fiscais de Conselhos de Classe Profissional

Nos dias 19 e 20 de dezembro, o Crea-RJ realizou o curso “A Atuação dos Fiscais de Conselhos de Classe Profissional”, direcionado a agentes de fiscalização, bem como aos gestores de pessoas, responsáveis por orientar, apurar e eventualmente punir a atuação em desconformidade.

Administrado pela palestrante Lucimara Coimbra, o curso abordou diversos temas relevantes para os profissionais da área, como a administração pública com foco nas atividades de fiscalização de interesse público e poder de polícia administrativa. O conteúdo também teve como objetivo instigar o debate saudável sobre as melhores práticas de fiscalização, a ética na atuação dos agentes de fiscalização, abuso de autoridade etc.



No segundo dia do curso, a palestrante abordou de forma esclarecedora e detalhada as dificuldades e responsabilidades dos agentes de fiscalização.  Assim como atos de improbidade administrativa, técnicas de abordagem no exercício da atividade fiscal, direitos e garantias individuais, e por fim, a supremacia do interesse público e indisponibilidade do interesse público. Enfatizando em seu discurso, a relevância do dever de atuação, e conhecer os limites e os desvios de finalidade e excesso de poder na profissão.

 


Revista Ângulos

A Sociedade Brasileira de Geologia, juntando-se a várias outras instituições nacionais, homenageia os 70 anos da Petrobras, empresa símbolo do desenvolvimento nacional e que patrocinou grandes avanços para a ciência e todo o setor industrial brasileiro. Marcando décadas de sucesso e empreendedorismo em seus projetos, sendo uma delas o reconhecimento geológico da Bacia do Paraná.

O artigo desta semana da Ângulos,  a Revista do Crea Rio, aborda as atividades pioneiras de reconhecimento da Bacia do Paraná, no período entre 1953 até 1998.

Confira o artigo da revista clicando aqui


 

Crea-RJ em Ação – Edição 22 de novembro

RESULTADO DAS ELEIÇÕES GERAIS 2023

Eleitos os novos representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Nesta sexta-feira (17), foram realizadas as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, que definiram os representantes dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências para o triênio 2024-2026. Somente no Rio de Janeiro, mais de 78 mil profissionais participaram da votação.

Os nomes dos eleitos só foram divulgados após as 19 horas, devido ao horário de encerramento das votações em cada estado. A eleição contou com a participação de 141.784 mil profissionais (19,17%), dos cerca de 739. 428 mil eleitores habilitados a votar em todo o país.

No Crea-RJ, dos 78.094 mil profissionais habilitados, 9.758 (12,5%) participaram do pleito. Os profissionais escolheram os candidatos entre as diversas chapas concorrentes aos cargos de Presidente do Confea; Presidente do Crea-RJ; Diretor-Geral da Mútua e Diretor Administrativo da Mútua.

A eleição eletrônica possibilitou uma maior participação dos profissionais em todo o país e agilidade no processo de apuração, que foi divulgado pelo canal do Confea/Crea no Youtube. No entanto, para muitos profissionais, o fato de o pleito ter sido marcado para esta sexta-feira, véspera de um feriado nacional prolongado, gerou uma menor adesão tanto nos estados, quanto em nível nacional.

Veja os eleitos:

Para Presidência do Confea:
Eng. Civil Vinícius Marchese Marinelli (62.939 votos – 47,71% dos votos válidos).

  • Para Presidência do Crea-RJ:
    Eng. Civil Miguel Alvarenga Fernández y Fernández (3.643 votos – 39,50% dos votos válidos).
  • Para Diretor(a)-Geral da Mútua-RJ:
    Eng. Civil Jamerson Freitas (3.046 votos – 35,81% dos votos válidos).
  • Para (Diretor(a) Administrativo(a) da Mútua-RJ:
    Eng. Civil Ana Paula Masiero (3.472 votos – 41,01% dos votos válidos).

*A Decisão Nº: PL-1870/2022 fixou o período de 17 de novembro de 2023 a 1º de dezembro de 2023 para os Regionais elegerem o Diretor Financeiro da Mútua. No Rio de Janeiro, a eleição será no dia 22/11/2023 em Sessão Extraordinária do Plenário do Crea-RJ (Art. 41 da Resolução 1.117/2019 – Regulamento Eleitoral da Mútua) tendo como candidato único o engenheiro civil Pietro Valdo Rostagno.

Revista Ângulos: atenção para o artigo da semana!

Em setembro de 2023, a Petrobrás adquiriu a licença ambiental, emitida pelo Ibama, para exploração na Bacia Potiguar, na margem Equatorial, quase dez anos após as primeiras descobertas na região. A decisão foi um marco na história petrolífera do Brasil, apresentando grande potencial para o futuro da companhia, garantindo a oferta de petróleo necessária para o desenvolvimento do país e financiamento da transição energética, além de gerar oportunidades de emprego no estado do Rio Grande do Norte.

No artigo da Ângulos desta semana, o autor Sidney Roos fala sobre os aspectos históricos da exploração de petróleo na Bacia Potiguar e suas perspectivas para o futuro.

Informamos que os profissionais da área tecnológica que tiverem interesse em publicar na revista, podem remeter sua proposta ao e-mail redacao@crea-rj.org.br

Confira o artigo clicando aqui



Fique atento aos próximos eventos e premiações

Para conferir toda a relação de cursos, eventos e premiações clique aqui