Programa Mulher Crea-RJ

O Programa Mulher do Sistema Confea/ Crea e Mútua foi criado em 2019, tendo como diretrizes internacionais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente o ODS nº 5, que visa à igualdade de gênero e ao empoderamento de todas as mulheres e meninas e nº 10, que visa reduzir as desigualdades dos países, entre várias outras metas que preconizam a defesa dos direitos das mulheres no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi instituído no âmbito do Sistema Confea/ Crea e Mútua pelo Plenário do Confea no dia 30 de agosto de 2019, por meio da Decisão Plenária nº PL-1395/2019.

De acordo com o Confea, as mulheres registradas no Sistema correspondem a apenas 19,6% do total de profissionais. Já o último Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta que só 37,3% dos formandos em cursos de graduação de engenharia, produção e construção são do sexo feminino. Não se pode mais aguardar quase três séculos para a mudança.

As diretrizes para implantação do Programa Mulher nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia - Creas e entidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua foi instituída pela Decisão Plenária n° PL-0866/2020, do Confea.

Em 2022, o Crea-RJ elaborou um levantamento, fruto da pesquisa "As Profissionais com Registro/Visto no Crea-RJ: Levantamento e Análise de Questões Relacionadas às suas Atuações Profissionais",  como parte do Plano de Ação Anual (PAA) do Grupo de Trabalho do Programa Mulher Crea-RJ, que  trouxe à tona questões importantíssimas do universo das profissionais registradas no Regional do Rio de Janeiro do Sistema Confea/Crea e Mútua. 

Você pode saber mais sobre os resultados do Censo, no artigo "Uma luz sobre a equidade de gênero na área tecnológica", publicado na Revista Ângulos.