Crea-RJ abre diálogo inédito com empresários do setor

Pela primeira vez em sua história, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) criou um canal de comunicação com o segmento empresarial. O engenheiro Miguel Fernández, desde janeiro na presidência do Conselho, liderou nesta terça-feira, dia 25 de junho, o café empresarial que reuniu representantes de entidades e empresas de Engenharia, no Salão Pão de Açúcar do Edifício Argentina, na Praia de Botafogo, Zona Sul do Rio.

Diante da bela vista do Pão de Açúcar e do Morro Cara de Cão, onde foi fundada a cidade do Rio de Janeiro em 1565, o presidente do Crea-RJ se reuniu com os empresários que saudaram os 90 anos do Conselho e a iniciativa inédita de diálogo com empresas de Engenharia, entre as quais aquelas que pertencem ao setor da Construção Civil, que é responsável por 4,3% do PIB do Estado do Rio, por meio da atuação de cerca de mil empresas. O Crea-RJ reúne cerca de 110 mil profissionais do setor das engenharias e geociências, além de 20 mil empresas.

“Essa aproximação do Crea-RJ com o setor empresarial é muito importante. Nós dependemos do Crea, o Crea depende da gente. A gente tem que unir forças. Esse é o primeiro encontro; vários outros vão acontecer, a gente assim espera, para melhorar a situação das empresas e do Crea também”, afirmou o presidente do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan, empresário Marcelo Dias Kaiuca.

A iniciativa do café empresarial do Crea-RJ foi anunciada por Miguel Fernández em reunião no Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan em 30 de abril deste ano. Ao abrir a reunião hoje, o presidente do Crea-RJ voltou a destacar a importância do diálogo com o segmento empresarial, criando um canal de comunicação entre o Conselho e as empresas de Engenharia com a finalidade de aprimorar a prestação de serviços do Crea-RJ.

“Queremos estar atentos às necessidades do mercado, institucionalizando dentro do Conselho um canal de comunicação com as empresas do setor das engenharias”, destacou o presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, anunciando a criação de um Grupo de Trabalho para discutir e aprimorar a prestação de serviços do Conselho às empresas. Ele apresentou aos empresários o engenheiro Leonardo Dutra, que é superintendente técnico do Crea e vai fazer a mediação entre o Conselho e os representantes das empresas.

“Nosso principal objetivo é diminuir as exigências e mudar a cultura a fim de se reduzir os entraves”, afirmou Leonardo Dutra.

A iniciativa do café empresarial do Crea-RJ foi aplaudida por vários empresários, entre os quais o vice-presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Brizzi Benevides, que é sócio-administrador da Dimensional.

“É muito importante essa iniciativa de união. Queremos o desenvolvimento do Rio de Janeiro. A velocidade de deterioração do Rio está cada vez maior. O estado precisa de obras estruturantes. As empresas de Engenharia só querem o cumprimento da lei”, disse Brizzi.

Outro entusiasmado com a ideia do café empresarial foi o engenheiro Áureo Salles de Barros, da A. Salles Engenharia, fundada em 1938 e especializada na climatização de ambientes.

“Quero parabenizar a iniciativa do presidente do Crea-RJ de propor um Grupo de Trabalho, pois de fato temos encontrado dificuldades para obter a Anotação de Registro Técnico (ART) para as empresas”, afirmou Áureo, que tem mais de 400 ART em nome dele. O empresário levou uma placa comemorando os 90 anos do Crea, entregue ao presidente do Conselho, que agradeceu e disse que vai incluir a homenagem na agenda do aniversário da entidade.

Além de responsáveis por empresas privadas, participaram da reunião representantes de entidades como a Associação das Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Telecomunicações, o Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Rio de Janeiro (Sindratar-RJ), o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação, o Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro e o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva.

Live sobre Urbanismo no Rio de Janeiro

Durante a reunião, a diretora executiva do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS), Lucia Martins, anunciou que vai realizar em agosto o FITS Urbanismo 2024, um seminário que contará com a participação do Crea-RJ e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ). Entre outros temas, o Fórum vai discutir urbanização em favelas, macrodrenagem em centros urbanos, soluções voltadas à urbanização, experiências de inovação, políticas públicas e apresentações sobre o G20, que vai acontecer no Rio em novembro, e a COP 30, que será realizada em Belém (PA) no próximo ano. Nesta sexta-feira, 28, às 11h, o FITS vai exibir uma live sobre urbanismo no Rio de Janeiro com a participação dos presidentes do Crea-RJ e do CAU/RJ, além do presidente do Instituto Municipal Pereira Passos, Manoel Vieira Gomes Júnior, e do vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, George Neder.

Crea-RJ abre diálogo inédito com empresários do setor