Mensagem do presidente do Crea-RJ aos estudantes: “Vocês vão oxigenar o Sistema”

Guilherme Neto, Ana Paula Masiero, Miguel Fernández e Eduardo Santos na apresentação do novo Crea Júnior

Enquanto crescia em 32,8%, a receita dos serviços de Engenharia e Arquitetura, no Brasil, em 2005, dois estudantes de Engenharia se uniam para participar de um projeto ousado: a criação do Crea Estudante, a iniciativa do Crea-RJ que tinha o objetivo de preparar os universitários para o ingresso no mercado de trabalho. Os estudantes eram Miguel Fernández e Guilherme Neto, que eram, respectivamente, líderes estudantis na UFRJ e na Uerj. Eles foram incentivados pelo então presidente do Crea-RJ, Reynaldo Barros.

Dezenove anos depois, Miguel Fernández é o atual presidente do Crea-RJ e Guilherme Neto gestor do Crea Júnior, que está sendo reformulado e contando com muito mais atrações para os estudantes de Engenharia do estado do Rio de Janeiro.

“Quando participamos da criação do Crea Júnior, naquela época chamado de Crea Estudante, profetizaram que daquele grupo sairia um presidente do Crea-RJ. Agora, quem profetiza sou eu: desse grupo de estudantes vai sair um presidente do Crea; espero que daqui saiam também as propostas mais loucas da nossa gestão. Vocês vão oxigenar o Sistema”, afirmou o engenheiro Miguel Fernández, entusiasmado em ver a participação dos jovens em reunião no auditório da sede do Crea-RJ, nesta quarta-feira, dia 26 de junho.

Estudantes de diversas universidades participam de reunião com o presidente do Crea-RJ

Estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências agora podem se associar à Mútua

Estudantes de Engenharia de diversas universidades – entre as quais UFRJ, Uerj, UFRRJ, (Rural), IFRJ, Cefet, Celso Lisboa, Estácio e Universo – participaram da reunião, onde tomaram conhecimento dos projetos do novo Crea Júnior, assim como da grande novidade para o estudante: o acesso dos universitários aos benefícios da Mútua, a entidade assistencial do Sistema Confea/Crea, que a partir de agora vai estender aos jovens uma série de vantagens. E o melhor de tudo: sem precisar gastar nem um centavo.

“Ontem (dia 25 de junho), a Diretoria da Mútua Nacional aprovou a criação do Programa Mútua Júnior, que permite que os graduandos vinculados ao Crea Júnior tenham acesso a benefícios específicos oferecidos pela Mútua, ao portal Conecta Mútua, que oferece mais de 50 cursos gratuitos, Clube Mútua de Vantagens com diversos descontos, entre os quais cursos de capacitação, e acesso ilimitado ao conteúdo normativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, destacou a diretora administrativa da Mútua-RJ, Ana Paula Masiero.

A Mútua RJ já patrocina iniciativas que beneficiam os estudantes, como aulas de reforço e semanas de Engenharia e eventos na área de Engenharia, Agronomia e Geociências. O Programa Mútua Júnior ainda será oficialmente lançado no Rio pelo presidente da Mútua Nacional, Francisco Almeida.

A reformulação do Crea Júnior tem um projeto robusto com iniciativas que visam à integração dos estudantes de Engenharia de todo o estado. No ano passado, as Engenharias formaram 5.500 profissionais em 47 faculdades no estado do Rio. Um dos principais objetivos do Crea Júnior é acompanhar o estudante desde os primeiros passos na universidade até o ingresso dele no mercado de trabalho.

O nosso presidente foi um dos fundadores do Crea-RJ. Nosso objetivo é que o estudante se integre ao Sistema desde o início do curso e não apenas depois de formado, quando ele pode pensar, ao pagar a anuidade, que o Crea é um cartório. Na verdade, o Crea-RJ oferece benefícios ao profissional e à sociedade. Estamos produzindo diversas atividades para trazer o estudante para dentro do Conselho”, explica Eduardo Santos, assessor da Presidência e coordenador do novo Crea Júnior.

Entre as atividades planejadas até 2027, estão visitas técnicas a grandes canteiros de obras (a primeira será à Ponte Rio-Niterói, que acabou de completar 50 anos), palestras e workshops, cursos e treinamentos, competições e visitas guiadas à sede do Crea-RJ para entender como funciona o Conselho.

“Nós vamos trabalhar para que os estudantes cheguem mais bem preparados ao mercado de trabalho”, afirmou Guilherme Neto, o gestor do Crea Júnior do Crea-RJ.