A Olimpíada de Paris 2024, que começa hoje, 26 de julho, estabeleceu um novo padrão sustentável para eventos esportivos de grande escala. O comitê organizador comprometeu-se a reduzir pela metade a pegada de carbono do evento em comparação às edições anteriores, exigindo uma mudança radical na forma como os locais e instalações são concebidos, construídos e operados.
Um grande desafio já que os números que envolvem o evento são impressionantes.
10.500 atletas
206 países participantes
20 mil jornalistas credenciados
45 mil voluntários
8,6 milhões de ingressos vendidos
15,3 milhões de visitantes em Paris
329 eventos
32 esportes
600 mil refeições servidas na Vila Olímpica
Algumas medidas sustentáveis:
- a limpeza total do Rio Sena, cenário da cerimônia de abertura dos jogos;
- uso de energia energia eólica e/ou solar na maior parte dos locais de competição;
- redução do uso de plástico, com a adoção de garrafas reutilizáveis e maior número de bebedouros espalhados pela cidade.
E mais. No ano passado, Paris aboliu os estacionamentos públicos, transformando-os em áreas verdes. Novas ciclovias, linhas de metrôs e muros antirruído foram construídos, e edifícios foram reformados com técnicas mais sustentáveis.
Uma das principais estratégias empregadas pela equipe Paris 2024 é o uso de locais já existentes e estruturas temporárias para realização dos jogos. Ao minimizar a necessidade de novas construções, os organizadores reduziram significativamente o impacto ambiental do evento.
Alguns exemplos.
Champs-Élysées
A famosa Champs-Élysées será transformada numa ampla arena desportiva, com arquibancadas e instalações temporárias que poderão ser facilmente desmontadas e recicladas após os jogos.
Torre Eiffel
O Estádio da Torre Eiffel, que receberá vôlei de praia e futebol para cegos, será uma estrutura temporária que se integra perfeitamente com o seu entorno histórico.
Centro Aquático
O Centro Aquático, uma das poucas instalações construídas especificamente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi projetado para ser um edifício de baixo carbono e alta eficiência energética.
O centro possui um telhado de 5.000 metros quadrados coberto com painéis fotovoltaicos, tornando-o um dos parques solares urbanos mais importantes da França.
A estrutura do edifício é feita com materiais ecológicos como CLT (madeira laminada cruzada) e concreto de baixo carbono, reduzindo significativamente o impacto ambiental.
Adidas Arena
Projetada para receber os eventos de badminton e ginástica rítmica seu projeto é predominantemente feito de concreto a alumínio (com alta pegada energética) e bio-based, feitos com materiais biológicos ou biomassa. Após os jogos será a sede do Clube Paris Basketball, além de ser uma arena para shows.
Vila Olímpica
A Vila Olímpica, que abrigará atletas e dirigentes durante os jogos, foi construída utilizando uma combinação de estruturas permanentes e temporárias, enfatizando a eficiência energética e fontes de energia renováveis.
Os edifícios, com menos de 20 metros de altura, foram projetados para maximizar a luz e ventilação naturais, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e o uso de ar condicionado e instalação de painéis solares no topo.
A vila também contará com telhados e paredes verdes, que proporcionam isolamento e ajudam a reduzir o efeito de ilha de calor urbano. As camas são de papelão e os colchões feitos com redes de pesca recicladas.
A vila deixará como herança habitações ecologicamente inteligentes para a população da cidade. Até 2025, as instalações terão sido convertidas em moradias e escritórios que vão acolher seis mil residentes e outras seis mil pessoas que terão lá o seu local de trabalho.
O complexo terá apartamentos, academias, espaços verdes e até lojas e serviços à disposição da comunidade local.
Inteligência Artificial
Com aplicações que vão desde a proteção dos atletas até experiências de transmissão melhoradas e gestão eficiente de energia, a Inteligência Artificial (IA) e as inovações tecnológicas deverão impactar fortemente os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Um aspecto muito importante é a proteção contra o abuso cibernético, uma vez que se espera cerca de meio bilhão de publicações nas redes sociais durante esta Olimpíada.
Medalhas com elementos da Torre
A sustentabilidade também está presente nas medalhas de ouro, prata e bronze. Elas foram concebidas em torno de três fontes de inspiração: o hexágono, que representa a forma geométrica da França; o brilho, do país-sede e dos atletas olímpicos; e a cravação, já que cada medalha olímpica e paralímpica está incrustada com um pedaço de ferro original da Torre Eiffel.
Construída entre 1887 e 1889, a Torre passou por inúmeras reformas. Certos elementos metálicos foram removidos e conservados neste processo e agora utilizados na criação das medalhas olímpicas.
O ferro original da Torre Eiffel é formado por um hexágono cravado no centro de cada medalha e impresso com o emblema dos Jogos de Paris 2024.
Mobilidade Urbana
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão investindo fortemente em infraestrutura e mobilidade urbana sustentável. A cidade expandiu a sua rede de transportes públicos, com novas linhas de metrô e investiu 65 milhões de euros em ciclovias, amplas áreas de estacionamento e renovação da frota de bicicletas compartilháveis.
Os organizadores também incentivam o uso de veículos elétricos e híbridos, com uma frota de ônibus e carros de baixa emissão transportando atletas e dirigentes.
Energia 100% renovável
Talvez o mais impressionante seja o fato de Paris 2024 pretender ser a primeira edição dos Jogos Olímpicos totalmente alimentados por energias renováveis. O comitê organizador fez parceria com empresas de energia para garantir que toda a eletricidade utilizada durante o evento venha de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica.
Legado
Ao combinar tecnologia de ponta com princípios de design sustentável, engenheiros e profissionais da área tecnológica trabalharam em estreita colaboração com o comitê organizador para desenvolver soluções inovadoras que integrassem perfeitamente as instalações olímpicas, mostrando os talentos dos atletas e deixando um legado sustentável para Paris.
Fontes:
https://olympics.com/pt/paris-2024
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2024