Veículos Elétricos: Qual a melhor forma de instalação elétrica para ponto de carregamento?

O número de consumidores comprometidos com a sustentabilidade cresceu 18% na América Latina no ano passado, conforme aponta a quinta edição da pesquisa “Sustentar para Ganhar: desvendando práticas ecológicas para alcançar o crescimento da marca”, da Kantar. No Brasil, os números confirmam a tendência: a venda de carros elétricos não pára de crescer. Somente no primeiro trimestre deste ano, foi registrado um aumento de 145% nas vendas de veículos leves eletrificados no país, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). 

No entanto, o que não fica muito claro para os consumidores na hora da compra do carro elétrico é qual a forma correta de abastecimento. Como ainda são relativamente poucos os entrepostos de carregamento espalhados pelo Rio de Janeiro, terceiro estado que mais emplaca carros elétricos no país, uma saída tem sido a instalação de carregadores residenciais.

Segundo o engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho Márcio Silva - profissional responsável técnico por uma empresa especializada no assunto, que já realizou mais de 300 instalações elétricas - na hora da venda, os concessionários deveriam explicar melhor como deve ser feito o abastecimento do carro elétrico. “Muitos clientes compram os veículos com a ideia de que é só chegar em casa e ligar numa tomadinha que vai funcionar. Até funciona, mas a gente só não sabe quanto tempo aquela tomada foi dimensionada para receber esse tipo de carga e o tempo que leva essa carga. Os consumidores não recebem a informação correta na hora da compra”, afirma . 

Márcio conta que muitas vezes chega na casa dos clientes para fazer a pré-vistoria antes da instalação e condena a instalação elétrica encontrada, não tendo como instalar o ponto de carregamento, a não ser que se faça uma readequação do sistema. Ele ressalta que muitas vezes as pessoas já estão com os carros comprados.

Recentemente, quando foi fazer um atendimento, viu uma cena inusitada. O dono do carro plugou uma extensão na tomada de casa e a jogou pela janela do segundo andar para abastecer o veículo, que estava na rua. Ele alerta: “a Norma ABNT NBR 17019, que trata da alimentação de veículos elétricos,  é bem clara ao afirmar que tem que  ser circuito único, exclusivo para o carregamento, não pode ter derivação, ou seja, não pode ter extensão”.

Autor da palestra "Instalação Elétrica para Ponto de Carregamento de Veículo Elétrico", Márcio Silva afirma que a instalação elétrica, sendo realizada segundo as normas vigentes de instalação e segurança  e por mão de obra técnica qualificada, tende a ser eficaz e sem problemas, sem colocar em riscos o usuário,  o bem material ou o meio ambiente. “Consideramos um estudo inicial,  que chamamos de Vistoria Técnica Prévia,  onde verificamos a possibilidade dessa instalação ser executada imediatamente ou após uma readequação do sistema”, esclarece o engenheiro. 

Assista à palestra na íntegra e saiba mais sobre o assunto: https://www.youtube.com/webtvcrearj/live

Normas ABNT

A Norma ABNT NBR 17019 de 04/2022 versa sobre instalações elétricas de baixa tensão, requisitos para instalações em locais especiais e alimentação de veículos elétricos, trazendo as diretrizes técnicas sobre o assunto.

Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, que estejam adimplentes, podem consultar de forma ilimitada as normas técnicas da ABNT. Acesse: https://www.abntcatalogo.com.br/confea/

Campeões de Vendas

De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no acumulado do 1º trimestre de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram veículos eletrificados, foram:

1º – BYD (14.939)

2º – GWM (5.735)

3º – Toyota (5.049)

4º – Caoa Chery (2.127)

5º – Volvo (1.606)

 

Os cinco modelos eletrificados mais emplacados no 1º trimestre de 2024

1º – Song Plus GS DM / BYD (PHEV)

2º – Dolphin GS 180 EV / BYD (BEV)

3º – Dolphin Mini GS EV / BYD (BEV)

4º – Haval H6 PREM / GWM (HEV)

5º – Seal AWD GS 590 EV / BYD (BEV)

Siglas:

  • PHEV = Veículo Elétrico Híbrido Plug-In
  • BEV = Veículo Elétrico a Bateria
  • HEV = Veículo Elétrico Híbrido

Estados que mais emplacaram

São Paulo segue na liderança dos emplacamentos no primeiro trimestre (12.143 veículos), com 33,6% das vendas de eletrificados no país, seguido pelo Distrito Federal, com 8,23% (2.972), e pelo Rio de Janeiro, com 7,5% (2.717).

Orientação do Crea-RJ

O Crea-RJ orienta os consumidores a procurarem profissionais e empresas registrados no Conselho, com a devida habilitação técnica, para a realização do serviço. Para conferir se um profissional ou empresa é registrado no Crea-RJ acesse nosso portal de serviços, na opção “Consultas”: https://portalservicos.crea-rj.org.br/#/app/home

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