Tudo pronto para o show de Madonna: fiscais do Crea-RJ retornam ao local da montagem; bombeiros fiscalizam as estruturas do megaevento

Fiscais do Crea-RJ retornam ao local da montagem do show de Madonna em Copacabana

Dois dias depois de ter participado de fiscalização conjunta com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ) e o Conselho Regional de Técnicos do Rio (CRT-RJ), uma equipe de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ) retornou hoje, sexta-feira, dia 3 de maio, ao local da montagem do show de Madonna, na Praia de Copacabana. Coordenada pelo supervisor técnico do Crea, Leonardo Dutra, a equipe de fiscais foi recebida por técnicos da Bônus Track entretenimento.

– Foi nossa última inspeção antes do show. Não foi verificada nenhuma inconsistência até o momento – afirmou o gerente de fiscalização do Crea-RJ, Cosme Chiniara, acrescentando que está quase tudo pronto para o show que deverá levar pelo menos 1 milhão de pessoas à Copacabana, neste sábado, dia 4 de maio.

Cosme observa que foram registradas 23 ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), de 19 engenheiros. Com as ARTs, o Crea pode acompanhar, em caso de necessidade, os responsáveis técnicos pelo evento. Há 13 empresas de engenharia atuando no local.

Na terça-feira, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Conselho Regional de Técnicos do Rio (CRT) enviaram ao local do show fiscais para verificar a atuação de engenheiros, arquitetos e técnicos industriais na montagem da infraestrutura de um dos maiores megaeventos do país. Durante uma hora e meia, os fiscais percorreram as instalações da montagem e não constataram qualquer problema com os profissionais empenhados no megaevento.

Os conselhos profissionais são encarregados de fiscalizar somente o exercício legal da profissão. As estruturas do show foram fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros que, na quinta-feira (2/05 estiveram no local da montagem.

Segundo informou o Governo do Estado do Rio, por meio de sua assessoria de imprensa, os militares conferiram de perto as condições referentes à segurança contra possíveis incêndios e pânico nas áreas VIP, os espaços comuns, os acessos internos do backstage, cozinhas, passarelas, áreas administrativas, o palco, os camarins da cantora, bailarinos e toda a estrutura provisória em áreas externas do show.

Além do palco principal montado no Posto 2 de Copacabana, a vistoria do Corpo de Bombeiros também analisou as condições de estruturas provisórias como a passarela sobre a Avenida Atlântica – por onde Madonna vai passar num carrinho – uma área externa do Hotel Copacabana Palace e o segundo palco que está em montagem final para o show de abertura do DJ Pedro Sampaio.

Distribuídos por terra, água e ar, cerca de 800 militares foram mobilizados para atuar no fim de semana do evento. O destaque da força-tarefa é a presença de médicos que farão o resgate às vítimas de afogamento por meio de motos aquáticas, otimizando o tempo de atendimento em 50 a 80% a menos em comparação às ambulâncias.

– O Governo do Estado está pronto para receber os fãs da Madonna. Investimos em reforços nos efetivos, aparatos e tecnologia de ponta para garantir a segurança e o lazer de todos. Mais de 5 mil profissionais, envolvendo bombeiros, policiais civis e militares, além de agentes de saúde e os aguadeiros da Cedae, estarão a postos durante o show – destacou o governador Cláudio Castro.

O Corpo de Bombeiros também vai contar com duas aeronaves, que estarão à disposição para realizar atendimentos a ocorrências mais graves, além de um posto médico militar avançado, que será montado exclusivamente para o evento nas imediações do posto 6. A força-tarefa tem ainda o apoio de embarcações, quadriciclos, ambulâncias, motos de resgate para deslocamento rápido em meio ao público, viaturas de salvamento e caminhões-tanque, nos principais pontos de acesso ao evento.

- Nossas equipes vão monitorar toda a orla de Copacabana, por meio de quadriciclos nas areias, nos postos de observação, além das viaturas terrestres e de combate a incêndio, que estarão em pontos estratégicos. E a presença dos médicos nas motos aquáticas é a nossa nova estratégia, que foi consolidada depois de um grande estudo interno da corporação - explicou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fabio Contreiras.