Dia do Engenheiro Cartógrafo

Os engenheiros cartógrafos são especialistas na produção de mapas, na coleta de dados geoespaciais e na análise de informações necessárias à representação adequada dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. Esses profissionais utilizam uma variedade de tecnologias e métodos avançados para capturar, processar e interpretar os dados coletados sobre o mundo ao nosso redor, incluindo imagem de satélite, sistemas de posicionamento global (GPS), fotogrametria e sensoriamento remoto.

Eles desempenham um papel fundamental para melhor conhecer as mudanças geográficas que ocorrem com o tempo e para o planejamento de um futuro eficaz e sustentável. Além disso, eles atuam em uma ampla variedade de setores, como planejamento urbano, construção civil, meio ambiente, recursos naturais e transporte. Ao fornecerem dados e informações precisas, os engenheiros cartógrafos ajudam a orientar projetos de infraestrutura, a identificar áreas de risco, a monitorar mudanças ambientais e melhorar a gestão desses territórios.

O curso de Engenharia Cartográfica foi regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC, e as atividades desempenhadas pelos profissionais formados na área foram normatizadas pela Resolução Nº 197 publicada em 16 de outubro de 1970 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Em 6 de maio, comemora-se o Dia do Engenheiro Cartógrafo.

Esta data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em homenagem ao mais antigo trabalho cartográfico feito no Brasil, registrado pelo Mestre João, astrônomo pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral. Em 27 de abril de 1500 (calendário Juliano), Mestre João determinou a latitude da então Baía de Cabrália (atual Porto Seguro, no estado da Bahia). Assim, o documento com o registro cartográfico fora enviado para Portugal juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, com a data corrigida para o calendário Gregoriano (modelo atual), que corresponde ao dia 6 de maio.

Graduação

O curso de Engenharia Cartográfica confere o título de bacharelado e possui uma duração média de quatro a cinco anos. Trata-se de uma jornada que prepara os estudantes para se tornarem especialistas em ciência, tecnologia e Geografia. Neste processo, os alunos mergulham em disciplinas fundamentais, como Cálculo, Física, Desenho Técnico, Geodésia, Sistema de Informação Geográfica, entre outras disciplinas técnicas que servem como base para o conhecimento prático do engenheiro cartógrafo.

Pós-graduação

A pós-graduação em Engenharia Cartográfica, assim como o mestrado e doutorado, oferece uma gama de oportunidades para o profissional aprofundar seus conhecimentos e se especializar em campos avançados da Engenharia Cartográfica e Geoespacial. Ao longo do curso, os estudantes são introduzidos a temas avançados como Processamento de Dados Geoespaciais, Modelagem Tridimensionais, Análise de Dados Geográficos, Métodos de Coleta e processamento de informações cartográficas, entre outros. Além disso, são incentivados a participar de projetos de pesquisa em empresas do setor, ampliando sua experiência e visão prática sobre o campo da Engenharia Cartográfica.

Áreas de Atuação

A formação em Engenharia Cartográfica abre portas para uma variedade de oportunidades profissionais, em inúmeros setores, desde planejamento urbano até Engenharia Civil e Ambiental, podendo atuar em empresas/construtoras, no serviço público (prefeituras) ou prestando consultoria para o setor industrial. Estando aptos a atuar em diferentes áreas, como Geodésia, Topografia, pesquisa e desenvolvimento, sempre buscando meios inovadores e sustentáveis para os desafios do setor.

  • Geodésia: nesta área, o engenheiro cartógrafo lida com a medição e representação da Terra, incluindo suas formas, dimensões e campos gravitacionais. Geodesistas, assim chamados, trabalham com sistemas de coordenadas, projeções cartográficas e cálculos para garantir precisão em grandes áreas, como mapear regiões ou países inteiros.
  • Topografia: área focada na medição de terrenos e na representação de suas características físicas, a topografia é essencial para projetos de construção, infraestrutura e desenvolvimento de terrenos. Topógrafos utilizam equipamentos como teodolitos, níveis e sistemas de posicionamento global (GPS) para criar mapas detalhados.
  • Fotogrametria: essa especialização envolve a obtenção de informações sobre objetos ou áreas a partir de fotografias, geralmente aéreas ou de satélite. O profissional desta área cria modelos tridimensionais e mapas de alta resolução, sendo ferramentas valiosas para planejamento urbano, para a agricultura e gestão de desastres.
  • SIG: abreviação para “Sistemas de Informação Geográfica”, é uma área focada na análise espacial e na criação de mapas digitais. Os engenheiros cartógrafos que trabalham com SIG desenvolvem sistemas para armazenar, analisar e visualizar dados geoespaciais, aplicando-os em planejamento urbano, gestão ambiental, segurança pública e outras áreas.

O Crea-RJ parabeniza todos esses profissionais, que através de seus conhecimentos e competências técnicas desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Dia do Engenheiro Cartógrafo