Presidentes do Crea-RJ e do CAU assinam acordo de cooperação que vai permitir ações conjuntas de fiscalização

Os presidentes do Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU, respectivamente Miguel Fernández e Sydnei Menezes, assinaram nesta quinta-feira, dia 7/03, um inédito acordo de cooperação visando estabelecer o compartilhamento de informações para fins de apoio mútuo nas ações de fiscalização dos dois conselhos. Com o objetivo de fortalecer as atividades institucionais dos conselhos, o acordo foi assinado em ato solene realizado na sede do CAU, na Avenida Chile 230, no Centro do Rio.

O convênio foi firmado cerca 50 dias após o protocolo de intenções, que foi assinado pelos dois presidentes em 16 de janeiro deste ano, na sede do Crea, na Rua Buenos Aires 40, no Centro. O presidente do CAU agradeceu ao presidente do Crea pela colaboração e pela confiança.

– Estamos vivendo um momento histórico. Pela primeira vez nesses 12 anos de existência do CAU, estavamos recebendo o Crea, nosso antigo conselho, para firmar um compromisso, um convênio de parceria onde atuaremos juntos nas questões relevantes para os engenheiros e para os arquitetos, no campo da valorização profissional e fundamental na atividade fim dosconselhos, que é a fiscalização, em especial no combate ao exercício ilegal da profissão que não só compromete a cidade, colocando em risco a vida das pessoas, mas também acaba interferindo ernormemente no mercado de trabalho – afirmou o presidente do CAU, Sydnei Menezes.

O presidente do Crea, engenheiro Miguel Fernández, ressaltou a importância do convênio entre os dois conselhos profissionais.

– Esse é um primeiro passo, mas um passo importante, que vai se desdobrar em várias ações dos nossos conselhos, que a gente traz agora para a formalidade. Essa parceria é um símbolo do interesse que vai permitir, além das autonomias que os conselhos terão, a defesa do setor tecnológico, das engenharias, da arquitetura, da agronomia, das geociências e das outras profissões que trabalham com a gente. A gente quer ter um espaço de negociação formal, de compartilhamento de conteúdos e até questões burocráticas, defendendo nosso setor, os profissionais e as empresas, avançando cada vez mais pelo desenvolvimento do nosso estado e do nosso país – declarou o presidente do Crea.