Presidentes de conselhos profissionais se reúnem com deputados para discutir mudanças em projeto de autovistoria predial

O presidente  do Crea-RJ, Miguel Fernandez, o Deputado Estadual Luiz Paulo, a Deputada Estadual Martha Rocha, o presidente do CAU, Sydnei Menezes, e Mario Jorge Campos da Silva, conselheiro do CRT-RJ

O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernandez, o Deputado Estadual Luiz Paulo, a Deputada Estadual Martha Rocha, o presidente do CAU, Sydnei Menezes, e Mario Jorge Campos da Silva, conselheiro do CRT-RJ

Duas semanas após a assinatura de protocolo de intenções entre os conselhos regionais de Engenharia, Arquitetura e de Técnicos Industriais do Rio, ocorreu nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o primeiro resultado prático da parceria. Houve na Assembleia Legislativa do Rio uma reunião de trabalho entre os representantes dos três conselhos e os deputados Luiz Paulo e Martha Rocha, que estão empenhados em fazer alterações no projeto de lei 1.556, de 2019, que propõe mudanças na autovistoria predial.

O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, que participou da reunião, afirmou ser muito importante a união dos três conselhos em torno da discussão para mudanças da autovistoria predial. Uma das modificações será a incorporação no serviço dos 90 mil técnicos registrados no Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT). Atualmente apenas engenheiros e arquitetos estão autorizados a fazer a autovistoria predial, no Rio.

Esse projeto a ser apresentado na Alerj vai permitir não só a inclusão dos técnicos, mas permitir uma espécie de certificação dos profissionais qualificados para o serviço, além de dar maior transparência ao trabalho, facilitando o acesso de todos aos laudos de autovistoria e não só o síndico de cada prédio – observou o engenheiro Miguel Fernández.

Engenheiro e técnico em estradas, o deputado Luiz Paulo, autor da lei de autovistoria criada em março de 2013, destacou a importância de que um substitutivo ao projeto seja resultado do consenso entre os três conselhos profissionais.

O projeto de lei, de autoria do deputado Rodrigo Bacellar, prevê a inclusão dos técnicos. A próxima etapa será apresentar a proposta aos presidentes dos conselhos – explicou o deputado Luiz Paulo.

Além do presidente do Crea e do deputado Luiz Paulo, participaram da reunião a deputada Martha Rocha, autora de duas emendas ao projeto de Bacellar; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Sydnei Menezes; e de representantes do CRT. A reunião durou cerca de duas horas.