Presidente do Crea-RJ parabeniza nova presidente da Petrobras, engenheira civil formada pela UFRJ

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, participou no dia 8 de março da mesa do Dia Internacional das Mulheres, na homenagem feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), organizada pelo Programa Mulher, do Crea. Nesse evento, que contou com a participação do presidente Miguel Fernández, Magda lembrou de episódios de preconceitos contra as mulheres, que enfrentou ao longo de sua carreira. Num deles, Magda foi fazer a vistoria de uma obra do metrô e lá constatou que estava tudo parado. Ao relatar o caso a seu chefe, ela ficou sabendo que a obra parou porque os operários diziam que “mulher em obra dá azar”. Engenheira civil desde 1979, Magda tem uma carreira profissional de muito sucesso.

O presidente do Crea-RJ, engenheiro Miguel Fernández – que entrevistou Magda Chambriard em seu podcast Inova Rio, há um ano – parabeniza a engenheira pelo novo desafio e deseja que ela seja bem-sucedida à frente da Petrobras, a maior empresa do país em valor de mercado (cerca de R$ 568 bilhões).

Ficamos muito felizes por ver a maior empresa brasileira nomear para a presidência uma mulher, engenheira civil e parceira do Crea”, afirmou Miguel Fernández.

Magda Chambriard chega ao comando da Petrobras depois de ter trabalhado como funcionária da empresa por 22 anos. Ela ingressou na Petrobras como estagiária de engenharia em 1980, permanecendo na empresa até 2002. Magda é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente da Petrobras, depois de Graça Foster. Por quatro anos, Magda dirigiu a Agência Nacional de Petróleo (ANP), entre 2012 e 2016.

Magda formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1989, concluiu a pós-graduação em engenharia química pela COPPE//UFRJ. Em 1980, concluiu a pós-graduação em engenharia de reservatórios e avaliação de formações e, em 1983, em engenharia de reservatórios e produção, ambas pela Universidade Corporativa da Petrobras.