No dia 16 de maio, Nova Friburgo e São Pedro da Aldeia fazem aniversário. O Crea-RJ parabeniza esses municípios fluminenses, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que neles atuam, trabalhando pelo desenvolvimento de suas regiões!
Parabéns ao município de Nova Friburgo por seus 206 anos!
A colonização do território pertencente aos municípios de Nova Friburgo e Cantagalo data do reinado de D. João VI, que autorizou, em 1818, a vinda de 100 famílias suíças, oriundas do cantão de Friburgo, para criação de uma “colônia”.
As primeiras levas de colonos suíços chegaram, em número de 30 famílias, no final de 1819 e início de 1820, depois de serem construídos os edifícios imprescindíveis à vida da colônia. Em 1823, chegaram a Nova Friburgo novos imigrantes vindos da Alemanha.
Em 3 de janeiro de 1820, considerando o progresso da colônia, Nova Friburgo passou à denominação de “Vila”, com suas terras desmembradas da área de Cantagalo. Mais tarde, com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios, acentuou-se o progresso da localidade, que a 8 de janeiro de 1890 era elevada à categoria de cidade.
Fonte: IBGE
Parabéns ao município de São Pedro da Aldeia por seus 407 anos!
A cidade de São Pedro da Aldeia é originária da Aldêa de Sam Pedro do Cabo Frio, fundada pelos padres da Companhia de Jesus, em 1617, pouco depois da fundação de Cabo Frio, em 1615. A ocupação ocorreu como defesa contra piratas franceses que ali tentaram alojar-se definitivamente.
Apesar do grande desenvolvimento por que passou a Freguesia da Aldeia de São Pedro, principalmente a partir da segunda metade do século XIX, foi preciso que se chegasse à República para que em 1892 a Freguesia se transformasse na Vila de São Pedro da Aldeia e ganhasse autonomia administrativa separando-se de Cabo Frio.
Com a construção da Estrada de Ferro Maricá, em 1937, e a inauguração da Rodovia Amaral Peixoto, em 1938, ligando São Pedro da Aldeia a Niterói e ao Rio de Janeiro, o município ganhou a infraestrutura básica indispensável ao seu progresso e desenvolvimento. São dessa época, também, as redes de abastecimento de água e de iluminação pública e domiciliar.
Em 1974, a construção da Ponte Rio-Niterói eliminou as barreiras da travessia da Baía da Guanabara por balsas e facilitou o acesso de turistas ao município, que ficou mais conhecido e ao alcance de moradores de outras cidades.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia