Presidente do Crea-RJ é homenageado com a medalha Amigos da Agenersa

                                                  O presidente do CREA-RJ, engenheiro Miguel Fernández, mostra a medalha e o certificado recebidos das mãos do conselheiro Portela Filho, ao lado do presidente da Agenersa, Rafael Menezes

 

O presidente do Crea-RJ, engenheiro Miguel Fernández, foi homenageado com a medalha “Amigos da Agenersa” entregue pelo conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro, José Antônio de Melo Portela Filho, na Casa G20 (Teatro Laura Alvim), na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na noite desta sexta-feira, dia 21 de junho. A homenagem foi decidida pelo conselho diretor e pelo presidente da agência, Rafael Menezes. 

Criada em 6 de junho de 2005, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio é a responsável pela regulação técnica, econômica e comercial dos contratos de concessão e permissões de serviços públicos nas áreas de saneamento e energia do estado. 

Fernández foi agraciado ao lado dos seguintes homenageados: o governador do estado, Cláudio Castro; o deputado federal Hugo Leal, vice-presidente da Comissão de Minas e  Energia da Câmara dos deputados; o prefeito de Macaé, Welberth Rezende; o promotor de Justiça Rodrigo Terra; o defensor público do Estado do Rio Eduardo Chow de Martino Tostes; e o presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras, Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides. 

                                                                                                                   Os sete agraciados com a medalha Amigos da Anegersa com o presidente e conselheiros da agência

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Bacellar; o deputado estadual Carlos Minc; o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione; e o presidente da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, Luiz Zveiter, também foram agraciados, mas não puderam comparecer à cerimônia.

O presidente da Anegersa, Rafael Menezes, ressaltou que a agência funciona sobre três pilares: governança, transparência e capacitação. Um dos agraciados, o governador Cláudio Castro, destacou que tem trabalhado “para que a agência seja forte e isenta para fazer do Rio o melhor lugar para se empreender na área de energia e saneamento”. Representando os agraciados com a medalha, o deputado Hugo Leal reforçou a importância de as agências de regulação “serem organismos de estado e não de governo”.

Concedida pela primeira vez, a medalha “Amigos da Agenersa” foi criada pelo presidente da Agência, Rafael Menezes, por meio de portaria em 23 de outubro do ano passado. A medalha de bronze tem formato circular. Ao centro, tem a logomarca da Agenersa (o desenho de uma gota d’água) e no verso a inscrição Dia Mundial do Meio Ambiente. A homenagem é concedida a quem prestou relevantes serviços na área de energia e abastecimento de água no estado.

                                                                                                                                                                    A medalha foi concedida pela primeira vez

“Estou recebendo essa homenagem de uma instituição de extrema relevância para os setores das engenharias, a Agenersa, na minha área de atuação profissional. Desejamos todo sucesso aos colegas que estão à frente da agência, num momento fundamental com novos desafios com as concessões de abastecimento de água e saneamento. Podem contar conosco, no Crea”, afirmou Miguel Fernández.

Com 41 anos, Miguel Fernández é o presidente mais jovem da história do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), autarquia federal que completou em 5 junho 90 anos. O Conselho tem hoje cerca de cem mil engenheiros em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Miguel Fernández é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009) e tem Mestrado em Engenharia Urbana também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019). É engenheiro civil hidráulico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor do curso de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. 

Ele tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento, já tendo trabalhado anteriormente no setor na empresa de projetos/consultoria da Aquacon Engenharia (2006-2010) e na Companhia Estadual de Esgotos e Água do Rio de Janeiro, Cedae (2010-2015). 

 

 

Presidente do Crea-RJ é homenageado com a medalha Amigos da Agenersa