Parabéns a todas as engenheiras no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Criado em 2014 pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é comemorado anualmente em 23 de junho. A data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras seguem ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens.

De acordo com a pesquisa “Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, realizada desde 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são as que mais conseguem um diploma de ensino superior no país, mas cada vez menos concluem graduação nas áreas das ciências exatas. Os dados demonstram que a participação delas como concluintes entre os cursos CTEM (relacionados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática) já era baixa e ainda teve ligeiro recuo em uma década, passando de 23,2% em 2012 para 22% em 2022.

Baixa adesão às ciências exatas

Em cursos de graduação, elas estão em minoria entre os alunos nas áreas ligadas às ciências exatas e maioria entre as funções ligadas a cuidados e educação. Representam, por exemplo, mais da metade das matrículas em áreas como serviço social (88,3%), ciências sociais e comportamentais (70,4%) e educação (65,6%), mas apenas 13,3% do total de inscrições em Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e 21,6% dos cursos de Engenharia e profissões correlatas.

Em entrevista ao jornal O Globo, Leonardo Athias, pesquisador do IBGE, explica que a maior inserção profissional das mulheres em cursos de bem-estar guarda relação com as expectativas que se tem em torno do papel da mulher na sociedade. “Tem a ver com estrutura (social). As mulheres são responsáveis pelos cuidados, serviços domésticos e participam menos do mercado de trabalho. É socialmente esperado que elas participem de cursos relacionados à educação, serviço social. E isso é uma coisa que acontece no mundo todo”.

Ele lembra que o panorama é o mesmo em países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. As mulheres chegam a representar, em média, 33% das licenciadas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM), setor que é tradicionalmente dominado pelos homens, enquanto 77% delas estão nas áreas da saúde e no bem-estar.

Ainda que a representação feminina nas engenharias requeira mais espaço, é inegável que, ao longo do tempo, houve um aumento significativo de sua participação nesse campo, tanto em termos de matrículas em cursos de engenharia, quanto no mercado de trabalho. Os desafios persistem: como os estereótipos de gênero, discriminação e disparidade salarial.

Consciente dessas questões e da importância de seu papel na sociedade, o Crea-RJ, por meio de seu Programa Mulher, vem trabalhando ativamente para promover a igualdade de oportunidades e garantir que as mulheres sejam valorizadas e reconhecidas em suas carreiras nas diversas modalidades não só da Engenharia, mas de todas as profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea.

Comemoração no Sistema

O Programa Mulher foi instituído no Confea em setembro de 2019 e já está em pleno funcionamento nos 27 Conselhos Regionais, no Crea-RJ, já há mais de 10 anos. O objetivo é ampliar o protagonismo das mulheres no Sistema Confea/Crea, estimulando a presença feminina em cargos de liderança e alta gestão. O Programa Mulher promove a equidade de gênero e atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n° 05 da Agenda 2030 da ONU.

Como parte das ações de 2024, foi realizado um evento especial em alusão ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, com uma  palestra da presidente do Instituto Nós Por Elas, advogada Natalie Alves, sobre “Programas, ações, projetos e atividades de valorização das mulheres” .

O painel que contou com a participação da ativista e embaixadora do Instituto Nós Por Elas, Luiza Brunet, marcou o lançamento da cartilha ABNT PR 1019/2023 – “Boas práticas no combate à violência contra as mulheres”.  A coordenadora do Programa Mulher no Crea-RJ, Iara Nagle, e a Conselheira Federal pelo Rio de Janeiro, Carmen Petraglia, estiveram presentes, participando do encontro.

Parabéns a todas as engenheiras no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia