Parabéns ao município de Natividade por seus 77 anos!

A história da colonização das terras que fazem parte do Município de Natividade tem seu início entre 1821 e 1831, por meio do desbravador da região foi José Lannes (ou de Lana) Dantas Brandão que, segundo alguns autores, teria pertencido à Milícia de D. João VI e, segundo outros, teria sido desertor da força pública de Ponte Nova, Minas Gerais.

O núcleo populacional composto inicialmente por familiares e parentes de José Lannes foi denominado como Nossa Senhora da Natividade e transformado em Freguesia, em 1861, e elevado à categoria de Vila em 1885, com o nome de Vila de Itaperuna.

Várias modificações político-administrativas se processam na região, até 1890, quando foi criado o município de Natividade do Carangola, sendo a sede do povoado elevada à categoria de Vila. O município foi extinto um ano depois e restabelecido em 1947.

A economia era baseada na cafeicultura, e mais tarde, na pecuária. Posteriormente, a construção da linha da Estrada de Ferro Leopoldina possibilitou o desenvolvimento econômico da localidade. Houve também uma diversificação das atividades agrícolas, com a produção de arroz, milho e feijão. 

Atualmente, a principal atividade econômica do município é o turismo rural em suas fazendas históricas e o turismo religioso, devido aos relatos da aparição de Nossa Senhora de Natividade no local, nos anos de 1966 e seguintes. Natividade também possui uma pecuária muito forte, com gado de corte e gado leiteiro. O setor de serviços cresce a cada ano, diminuindo a taxa de desemprego na cidade.

O Crea-RJ parabeniza Natividade por seus 77 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!

Fonte: IBGE e Wikipédia

Parabéns ao município de Natividade por seus 77 anos!