Milton Jacob Mandelblatt: um ícone da Engenharia Brasileira

Milton Jacob Mandelblatt formou-se em Engenharia Civil pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em 1960, e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-Rio, em 1975.

Com mais de cinco décadas de experiência, tem atuação destacada na área de Perícias Judiciais, sendo uma das principais referências em Engenharia Legal e de Avaliações no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Ao lado do também Engenheiro Civil Sérgio Antônio Abunahman, desenvolveu o consagrado "Modelo Mandelbatt", amplamente utilizado em diversos países da América Latina. Esse modelo recebeu merecido destaque no livro "Curso Básico de Engenharia Legal e de Avaliações" de Abunahman, demonstrando a influência significativa de Mandelblatt no campo.

É reconhecido não apenas por sua expertise técnica, mas também por suas qualidades éticas e morais. Sua contribuição relevante estende-se à sua participação ativa no Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio de Janeiro (IBAPE-RJ) e no Crea-RJ.

Destacou-se em obras hidráulicas pela Escola Nacional de Engenharia e pela Empresa Brasileira de Engenharia S/A. Também prestou serviços à Caixa Econômica Federal, TELERJ, Empresa PROJEM, SERVENCO, CRONUS, KREIMER Engenharia, Indústrias Reunidas CANECO e ao Estado do Rio de Janeiro, onde desempenhou o cargo de Chefe do Departamento de Engenharia no Departamento Imobiliário do Estado.

Trabalha como Perito Judicial junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e sua expertise se estende como Assistente Técnico em diversos escritórios de advocacia e órgãos governamentais em todas as esferas.

Realizou trabalhos técnicos em instituições de ensino, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), a Universidade Santa Úrsula (USU) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Como reconhecimento de sua trajetória, recebeu a Medalha Pedro Ernesto, considerada a principal honraria concedida pelos vereadores do município do Rio de Janeiro e entregue a pessoas e entidades que possuem atuação destacada na sociedade brasileira ou internacional. Em 2023, recebeu o Prêmio Láurea ao Mérito do Crea-RJ por reconhecimento ao trabalho desempenhado em prol da Engenharia Nacional.

Sua carreira continua a ser fonte de inspiração para as diversas gerações na área da Engenharia Civil e Perícias Judiciais.

Milton Jacob Mandelblatt: um ícone da Engenharia Brasileira