IBGE produz Geoinformação para ampla consulta

O Portal de Mapas do IBGE é um recurso valioso para quem busca informações geoespaciais no Brasil. A plataforma gratuita oferece cerca de 33 mil mapas, onde é possível buscá-los de várias maneiras, podendo ser por tema, publicação, extensão de arquivo/serviço ou palavra-chave. Além disso, fornece diversas formas de navegação e uma ferramenta de busca para facilitar a experiência. Os mapas podem ser visualizados online ou baixados para uso posterior.

Ao criar uma conta no portal, você pode salvar e classificar os mapas, compartilhá-los via rede e contribuir para sua melhoria contínua. Além da base cartográfica do Brasil, há ainda a seção de Atlas Escolar de mapas do Brasil, dos Estados e do Mundo, também liberada para consultas, downloads e impressões.

O Crea-RJ é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício das profissões de geógrafos, engenheiros cartográficos, agrônomos e geólogos e outros profissionais que constroem os conhecimentos relacionados à produção dos mapas disponibilizados pelo IBGE. Assim, o Conselho deseja colaborar com o IBGE na divulgação desses recursos, a fim de promover e disseminar o trabalho dos profissionais que atuam na Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, por exemplo.

IBGE produz Geoinformação para ampla consulta