O Crea-RJ participou do 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que foi realizado de 20 a 22 de fevereiro, em Brasília. Sob o tema “Construindo caminhos para o desenvolvimento do país”, dezenas de profissionais, parlamentares e especialistas de todo o país participaram do evento que teve sua programação voltada para a valorização das profissões ligadas ao Sistema e suas contribuições para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do país.
A palestra magna de abertura do encontro foi realizada pelo presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, ministro Bruno Dantas, que falou sobre "Transparência, governança e profissionalização dos conselhos”, em uma abordagem que dialoga com a importância do sistema profissional e a realidade dos engenheiros, agrônomos e geocientistas.
Além das discussões sobre como o Sistema pode servir aos profissionais, às empresas e à sociedade, durante o Encontro de Líderes também foi realizada a primeira reunião do Colégio de Presidentes de 2024 e a eleição dos representantes das Coordenadorias de Câmaras Especializadas.
Decisões técnicas e institucionais
As Coordenadorias de Câmaras Especializadas têm como finalidade apoiar o processo decisório do Confea e dos Creas, por meio do alinhamento institucional de caráter técnico ou estratégico que impacta – mediante os processos de registro, fiscalização e julgamento – as modalidades profissionais.
O engenheiro químico e de Segurança do Trabalho, Erick Braga Ferrão Galante, conselheiro do Crea-RJ, foi eleito coordenador adjunto da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ). Para ele, é um privilégio poder representar o estado do Rio de Janeiro no Confea. “A Engenharia Química é dividida entre o Sistema Confea/Crea e Mútua e o Conselho Federal de Química. Então, são dois sistemas de fiscalização, duas legislações, o que torna essa Coordenadoria ainda mais importante, pois precisamos organizar e melhorar o diálogo com o CFQ”, afirma.
A Conselheira e atual 3ª Diretora-Financeira do Crea-RJ, engenheira florestal Denise Baptista Alves, recebeu o certificado de função entregue às lideranças do ano anterior, por sua atuação junto à Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, como coordenadora adjunta. “Em 2023, fui a única representante do Crea-RJ nas Coordenadorias e foi muito gratificante ter podido contribuir com a elaboração das 16 propostas apresentadas no Relatório de Atividades da CCEEF”, comemora.
Valorização Profissional
O 13º Encontro de Lideranças promoveu, ainda, o Fórum de Políticas Públicas, no qual foram abordados os temas Inovação, Infraestrutura, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Reforma Tributária, Jovens Lideranças e Agronomia. Na oportunidade, representantes da Controladoria Geral da União, do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, além de profissionais do Sistema, puderam debater sobre as dificuldades e possíveis soluções para as questões.
Outro ponto importante, também, foi a assinatura de um Termo de Compromisso com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê a assinatura de convênio entre ela e todos os Creas, renovando o que o Confea já mantém com a instituição.
No último dia, a presidente do Crea-AL, engenheira civil Rosa Tenório, que foi eleita para a coordenação do Colégio de Presidentes em 2024, encerrou o 13º Encontro de Líderes, agradecendo sua escolha e a do coordenador adjunto, engenheiro civil e presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias, afirmando que buscarão realizar uma gestão de excelência no mandato.
Posse Solene
Em evento paralelo ao Encontro de Lideranças, foi realizada, na Câmara dos Deputados, na noite do dia 21 de fevereiro, a posse Solene do presidente do CONFEA, engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese. Eleito com 62,9 mil votos (44,39%), na primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet, Marchese é o décimo sétimo presidente do Conselho Federal, assumindo o mandato de 2024-2026.