Dia Nacional da Ética na Engenharia
No dia 2 de maio é celebrado o Dia Nacional da Ética na Engenharia, uma data de grande significado para o Sistema Confea/Crea e Mútua e para a sociedade como um todo. Este dia é um lembrete anual da responsabilidade social e profissional que todos os engenheiros carregam em suas atividades. A Ética não se limita apenas à honestidade e integridade; ela abrange uma série de práticas que visam a garantir a segurança, a saúde e o bem-estar da população.
A Engenharia é uma área de grande importância para a sociedade, responsável por desenvolver soluções tecnológicas que visam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Entretanto, essa responsabilidade não se limita apenas ao desenvolvimento de tecnologias, mas também à forma como os profissionais atuam em sua profissão.
Nesse sentido, a responsabilidade social é um tema de grande relevância para a Engenharia, pois trata do compromisso dos profissionais com a sociedade em que estão inseridos. Segundo o filósofo brasileiro Leonardo Boff, "a responsabilidade social é uma expressão da ética que se preocupa com o bem-estar dos outros, com a justiça social e com o equilíbrio ambiental" (Boff, 2009).
A ética profissional é um dos pilares fundamentais da Engenharia e o engenheiro deve ter sempre em mente que suas atividades devem ser voltadas para o bem comum e não apenas para benefício próprio ou de seus clientes. Como afirmou o engenheiro norte-americano Henry Petroski: "A engenharia é uma profissão que deve ser conduzida com integridade e ética, pois envolve a segurança e o bem-estar das pessoas" (Petroski, 2003).
O Código de Ética Profissional
Adotado pela Resolução 1.002 de 26 de novembro de 2002 do Confea, o Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais.
A Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regula o exercício das profissões acima destacadas, prevendo sobre atividades profissionais, uso do título profissional, exercício ilegal da profissão, atribuições profissionais, direitos de autoria de plano ou projeto, fiscalização do exercício profissional, mediante criação dos órgãos públicos fiscalizadores federal e regionais, bem como sobre registro dos profissionais e de sociedades, salário mínimo profissional e das penalidades aplicáveis ao descumprimento da Lei e outros.
O Crea-RJ acredita que a ética profissional e o compromisso com a sociedade se apresentam como elementos fundamentais para a atuação dos profissionais da Engenharia, que devem estar sempre atualizados e dispostos a questionar as práticas e tecnologias existentes em busca de soluções que contribuam para a melhoria da sociedade e do meio ambiente. Assim disponibiliza o Código de Ética para consulta pública.
Com informações do Código de Ética Profissional e do artigo “Responsabilidade social: a ética profissional e o compromisso com a sociedade", do engenheiro Sanitarista e Ambiental Davidson Ferreira dos Santos.