Dia do Trabalho é marco histórico na luta por direitos

O 1º de maio é um feriado pelo Dia Internacional do Trabalhado. Ele é celebrado anualmente em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles. A origem dessa data tem origem no episódio conhecido como a Revolta de Haymarket, que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, no dia 1º de maio de 1886. Naquele dia, milhares de trabalhadores fizeram greve e foram às ruas reivindicando a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias e melhores condições de trabalho.

Na época, a jornada diária dos trabalhadores chegava a 17 horas de atividades,  enfrentando salários baixos, falta de segurança e más condições de saúde. Durante a manifestação em Chicago, houve confrontos com a polícia, resultando em prisões e mortes de trabalhadores. Esse evento inspirou e deflagrou uma sequência de muitas outras manifestações em diversas regiões, não só nos Estados Unidos, mas também em outros países.

As manifestações operárias culminaram em uma série de direitos, previstos em leis e sancionados por constituições. No período entreguerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maioria dos países industrializados. Entretanto, mesmo após mais de um século desde os eventos de Chicago, ainda existem desafios enfrentados pelos trabalhadores em todo o mundo. Questões como salários mínimos condizentes, segurança no trabalho, igualdade de gênero e condições dignas de emprego continuam a ser relevantes.

O 1° de Maio não é uma data festiva, mas um dia para lembrar a importância do trabalho e dos direitos dos trabalhadores, em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento e manutenção da sociedade, destacando a necessidade contínua de proteger seus interesses. Na ocasião, trabalhadores de diferentes países, refletem, compartilham experiências e buscam por melhores condições de trabalho. Por meio de manifestações, protestos e reivindicações, os sindicatos, movimentos sociais e outras formas de representação aproveitam o momento para pressionar por mudanças e conscientizar a população sobre os direitos trabalhistas.

Salário Mínimo Profissional

O Crea-RJ compõe a Frente de Valorização Profissional das Áreas Tecnológicas, um projeto do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, lançado em 2024. Uma das ações efetivas vem ao encontro a um antigo anseio dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua: o cumprimento do Salário Mínimo Profissional em editais de concursos públicos. Por meio do site confeavaloriza.com.br é possível denunciar oportunidades e editais de concursos que não cumprem o salário mínimo profissional ou até mesmo exorbitam as atribuições técnicas das vagas.

Regulamentado pela Lei Federal nº 4950-A, o Salário Mínimo Profissional é a remuneração mínima obrigatória devida por serviços prestados pelos profissionais diplomados com relação a empregos, cargos, funções, atividades e tarefas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

Participe da Frente de Valorização Profissional das Áreas Tecnológicas. Quem valoriza, denuncia!

Dia do Trabalho é marco histórico na luta por direitos