Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia é oportunidade para reflexão sobre responsabilidade compartilhada

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Essa data foi escolhida para coincidir com a realização dessa conferência e marcou uma virada na evolução da política ambiental internacional. Foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta, mudando a forma como vemos e tratamos as questões ambientais globalmente. Seu objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

A Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. Ela desempenha um papel fundamental no entendimento dos ecossistemas e na promoção de práticas sustentáveis. Assim, com a crescente preocupação com problemas ambientais, a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente oferece a oportunidade de ampliar as bases para opiniões esclarecidas e condutas responsáveis por parte de indivíduos, empresas e comunidades em relação à preservação e valorização do ambiente.

Os profissionais das áreas abrangidas pelo Crea-RJ têm papel crucial na preservação ambiental e no desenvolvimento de soluções que visam à conservação dos recursos naturais. Eles atuam na elaboração de projetos sustentáveis, no monitoramento da qualidade do ar, água e solo, na gestão de resíduos, no planejamento urbano e rural sustentável, além de todas as outras atividades que encontram soluções para entre outras atividades que contribuem para a promoção da conscientização e preservação do meio ambiente.

O dia visa conscientizar a população sobre os desafios ambientais que enfrentamos, como mudanças climáticas, poluição, perda de biodiversidade e escassez de recursos. É um momento para mobilizar indivíduos, comunidades, governos e empresas a tomarem medidas concretas em prol da proteção ambiental. A data nos convida a refletir sobre nossa relação com o meio ambiente e a buscarmos soluções inovadoras para os problemas que o afligem.

Embora seja importante celebrarmos os progressos alcançados pelo desenvolvimento tecnológico, é fundamental renovarmos nosso compromisso com a proteção do planeta. O Crea-RJ, por meio de seus profissionais e ações, tem um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável para todos. A busca por tecnologias limpas, sustentáveis e acessíveis é um compromisso ético do Conselho com a sociedade para a preservação da vida na Terra.