A Engenharia Mecânica é um ramo da Engenharia que se concentra no projeto, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos, máquinas e dispositivos. Para trabalhar na área é preciso se formar no curso de Engenharia Mecânica. O curso de Engenharia Mecânica é relacionado ao planejamento e ao desenvolvimento de equipamentos, sistemas, veículos, além de ferramentas específicas para a indústria mecânica.
A formação oferece aos estudantes uma sólida base em princípios fundamentais da mecânica, termodinâmica, eletrônica, ciência dos materiais e design, permitindo-lhes aplicar esses conhecimentos em uma ampla variedade de indústrias. É um dos campos mais vastos da Engenharia, que inclui também pesquisas tecnológicas, controle de qualidade, supervisão de processos e definição de procedimentos de segurança na linha de produção.
As atribuições do engenheiro mecânico são concedidas pelo artigo 12 da Resolução do Confea nº 218/73.
Em 5 de junho, comemora-se o Dia do Engenheiro Mecânico.
Formação Acadêmica
Na graduação, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em projetos reais desde cedo, o que os ajuda a desenvolver habilidades essenciais de resolução de problemas e a entender como a teoria se traduz em prática. Além disso, o curso de Engenharia Mecânica abre portas para trabalhar com o projeto de veículos automotivos e aeronaves, criação de sistemas de energia renovável e robótica avançada.
Para isso, os estudantes aprendem sobre automação, inteligência artificial e fabricação avançada, que são essenciais para quem deseja seguir carreira em uma área de constante inovação. Assim, quem escolhe estudar Engenharia Mecânica aprende os conteúdos necessários para impactar positivamente o mundo, projetando e criando sistemas e dispositivos que moldam o nosso futuro.
A Engenharia passou por um grande processo de evolução a partir da segunda metade do século XIX, a partir da Segunda Revolução Industrial, que proporcionou avanços significativos envolvendo as indústrias química, elétrica, de minérios e de petróleo. No Brasil, o processo aconteceu mais tarde, na década de 1990 – quando teve início o período conhecido como “década das transformações”.
Graduação
O curso de graduação em Engenharia Mecânica precisa oferecer uma carga horária mínima de 3.600 horas, divididas nas disciplinas de cada um dos períodos. Considerando também as atividades extracurriculares que os alunos devem cumprir, como o TCC e o estágio obrigatórios. Para concluir essa carga horária, o curso de Engenharia Mecânica dura cinco anos, no mínimo.
A faculdade de Engenharia Mecânica tem cinco anos de duração. Nesse período, o aluno aprende sobre noções básicas de engenharia, além de obter conhecimentos específicos para essa área. É também durante a graduação que o estudante desenvolve noções de planejamento, pensamento estratégico, bem como conhecimentos relacionados à gestão.
Na faculdade de Engenharia Mecânica, as aulas abordam disciplinas de matemática, física, termodinâmica, mecânica dos sólidos, materiais e cursos específicos relacionados à engenharia mecânica. Em resumo, os alunos estudam assuntos básicos de Ciências Exatas, de Engenharia fundamental, mecânica e dinâmica, máquinas e sistemas, eletrotécnica, Administração, ética, estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.
Para estudantes já formados em Engenharia Mecânica, existem várias áreas de estudo e pesquisa para serem abordadas em pós-graduação, mestrado ou doutorado.
- Engenharia Termodinâmica: especialização voltada para o estudo da energia, calor e trabalho e suas aplicações em sistemas mecânicos.
- Mecânica dos Fluidos: concentra-se no comportamento dos fluidos em diferentes condições e aplicações.
- Engenharia de Materiais: foca no desenvolvimento, teste e análise de materiais usados na engenharia mecânica.
- Engenharia de Produção: especialização que une princípios de engenharia, design e gestão para melhorar processos de produção.
- Engenharia Automotiva: voltada para o design, desenvolvimento e manufatura de veículos. Ela aborda desde a concepção de novos modelos e sistemas de propulsão até a análise de impacto ambiental e segurança veicular.
- Engenharia de Sistemas e Controle: enfoca no desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de controle para máquinas e processos industriais.
- Engenharia de Energia: explora o desenvolvimento e utilização de diversas formas de energia, com ênfase em fontes renováveis e sistemas de energia sustentável.
Mercado de Trabalho
Engenheiros mecânicos podem trabalhar em uma variedade de setores, incluindo indústria automotiva, aeroespacial, energia, manufatura, consultoria, pesquisa e desenvolvimento, projetos de máquinas e equipamentos, petróleo e gás, tecnologia médica, construção, entre outros. Eles podem ocupar cargos técnicos, de gestão ou empreender.
A data
A escolha do dia 5 de junho é uma homenagem ao nascimento de Delmiro Gouveia (1863), um dos pioneiros da industrialização do Brasil. Gouveia foi responsável pela construção da primeira fábrica de linhas de costura do país e da segunda usina hidroelétrica, a de Paulo Afonso, entre Alagoas e Bahia. Sua visão empreendedora e seu conhecimento em Engenharia Mecânica foram fundamentais para o desenvolvimento do país.
O Crea-RJ parabeniza a todos os engenheiros mecânicos pelo seu dia, comemorado em 5 de junho, reconhecendo a importância dessa profissão para a sociedade, por projetarem, desenvolverem, analisarem, produzirem e operarem sistemas, máquinas, componentes e dispositivos mecânicos que são essenciais para o desenvolvimento da sociedade.