Crea-RJ completa 90 anos construindo pontes para o futuro

O Começo

Em 5 de junho de 1934, o Engenheiro Civil Dulphe Pinheiro Machado presidiu a primeira sessão Plenária do Conselho da 5ª Região, que viria a se tornar o atual Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro. Naquele dia, quando deu posse aos primeiros diretores, onde hoje é o Museu Nacional de Belas Artes, ele afirmou que ali “tinha início uma nova era”. 

Desde então, o trabalho diário do Crea-RJ tem sido o de assegurar que as Engenharias, a Agronomia e as Geociências sejam praticadas dentro da legalidade, por profissionais tecnicamente habilitados, contribuindo, assim, para o bem-estar da população.

90 anos depois

Nove décadas depois de sua fundação, o Crea-RJ segue no objetivo de oferecer excelência em sua atuação e promover constantemente o conhecimento e a importância das áreas por ele abrangidas, ampliando o seu papel de instituição responsável pela fiscalização do exercício profissional, em defesa da sociedade.

É fundamental evidenciar a importância do caminho percorrido e a valorização do legado existente. Mas, ao mesmo tempo, é preciso deixar claro que o olhar da instituição está voltado para o amanhã. Celebramos o passado, escrevemos o presente e projetamos o futuro. E nesse sentido, o perfil do Crea-RJ tem sido contemporâneo às necessidades de cada época, adequando-se constantemente às demandas do crescimento, baseado na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável. 

Planejamento, inteligência e gestão

Ao longo do tempo, o Crea-RJ mostrou-se ousado, introduzindo novas ferramentas de planejamento, inteligência e gestão, com foco na qualidade, eficácia e inovação. Da mesma maneira, agora, quando são comemorados os 90 anos de criação, é crucial seguir sendo produtivo, criativo, inovador e focado nas necessidades vigentes. Pois esse é o cotidiano dos profissionais atuais: concepção, técnicas avançadas e dimensionamento seguindo de mãos dadas com pesquisa, criatividade e trabalho árduo. 

A combinação de tradição e inovação é uma característica distintiva dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, cujo vasto conhecimento amplia as fronteiras das possibilidades, superando obstáculos e antecipando desafios.

A gestão de relacionamento, a orientação, a informação e a transparência representam os vetores principais e deles reveste-se o Crea do Rio para a caminhada dos próximos anos. A excelência acumulada, a parceria política e a inteligência adquirida ao longo de 90 anos são os principais alicerces. Comemoramos essa data certos de que seguiremos trabalhando na construção de diferentes pontes rumo ao futuro.

Ética, responsabilidade e excelência profissional

Neste momento de celebração, o Crea-RJ reafirma seu compromisso de continuar a servir a sociedade, de promover a ética, a responsabilidade e a excelência profissional e de contribuir para um Rio de Janeiro e um Brasil cada vez melhores. Temos a convicção de que junto aos mais de 110 mil profissionais, às 20 mil empresas e aos inúmeros estudantes que logo ingressarão formados no mercado de trabalho, uma nova realidade pode ser moldada, elevando os padrões da atividade produtiva e pavimentando um caminho seguro para o crescimento e para o desenvolvimento nacional.

Evento comemorativo interno

Com o objetivo de valorizar funcionários e colaboradores, que ao longo de toda a história do Conselho formaram a base para o desenvolvimento de um trabalho primoroso em prol da Engenharia, da Agronomia e das Geociências fluminenses, no dia 7 de junho aconteceu o lançamento oficial da logomarca dos 90 anos do Crea-RJ com uma festa interna que contou com a presença de funcionários e colaboradores, tanto da sede quanto das inspetorias. 

Confira o Manual de Identidade Visual do Selo dos 90 anos do Crea-RJ 

https://www.crea-rj.org.br/selo90anos/

Sessão Solene no Palácio Tiradentes

No dia 5 de agosto, em sessão solene no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o Crea-RJ foi homenageado com uma Moção de Congratulações e Aplausos pelos seus 90 anos. O presidente do Crea-RJ, engenheiro civil Miguel Fernández, destacou a importância das engenharias no Rio de Janeiro para o desenvolvimento  do estado e do país. 

A sessão foi presidida pelo deputado estadual, engenheiro civil Luiz Paulo Corrêa da Rocha. Participaram do evento o presidente do Confea, Vinicius Marchese, presidentes e ex-presidentes de Creas, políticos e  representantes de entidades de classe, instituições de ensino e empresas do setor. 

Ação de mídia

Com foco no reconhecimento da marca, a partir do dia 27 de junho e ao longo da semana subsequente, uma ação patrocinada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) colocou o Crea-RJ na grande mídia, por meio de um anúncio produzido internamente pelo Centro de Mídia Eletrônica do Crea Rio. Foram realizadas inserções na TV Globo Rio de Janeiro e nas afiliadas de Cabo Frio, Nova Friburgo, Campos e Resende. 

Confira o vídeo comemorativo dos 90 anos do Crea-RJ de 15 segundos

 

A ação contemplou também o YouTube segmentando a divulgação por canais das áreas de interesse de engenheiros, agrônomos e geocientistas.  A estratégia foi veicular o vídeo publicitário com CTA (Call to Action) para o vídeo de 4 minutos.  

Confira o vídeo comemorativo dos 90 anos do Crea-RJ de 4 minutos

Crea-RJ completa 90 anos construindo pontes para o futuro