4 de junho, Dia do Engenheiro Agrimensor e da Engenheira Agrimensora

A Engenharia de Agrimensura é responsável pelo levantamento e medição de terrenos para obras urbanas e rurais. O engenheiro agrimensor trabalha com as descrições dos espaços físicos a serem utilizados na infraestrutura sanitária, hidráulica e de transportes.

Esse profissional está apto para administrar, prever, distinguir e mapear possíveis problemas com o decorrer de uma obra, usando dados observados na área a ser construída. Através de fotografias aéreas, posicionamento global (GPS) e satélites é possível fazer a medição, entender as características e estudar o relevo de um terreno. O engenheiro agrimensor realiza esse trabalho para que o engenheiro civil idealize a construção de casas, prédios, ruas e usinas.

Vale destacar que um agrimensor é responsável por delimitar os limites legais de propriedades, tanto rurais quanto urbanas. Sua principal função consiste em coletar, organizar e fornecer informações para documentos legais, como laudos técnicos para construção civil ou projetos de mineração e energia, entre outras áreas específicas. Descubra como um agrimensor pode garantir a precisão e legalidade em seus empreendimentos.

O engenheiro agrimensor também pode apontar as áreas, após análise das características da localização, que são passíveis de habitação. A viabilidade de ocupação pode ser ampliada para outros setores, como os imóveis com o propósito comercial, indústrias ou, até mesmo, com o trabalho relacionado às áreas da agricultura e pecuária.

O profissional possui conhecimento sobre topografia, geodésia e batimetria, além de estar apto ao trabalho com o cálculo de pontos topográficos e geodésicos. É provável que este profissional seja protagonista no desenvolvimento de planos diretores de municípios e trabalhe com outros profissionais da área da Engenharia na elaboração deste documento.

Com o progresso tecnológico, o profissional poderá contar com o auxílio de ferramentas como GPS e satélites para auxiliar no processo produtivo. Por outro lado, o engenheiro agrimensor poderá encontrar dificuldades de trabalho em algumas localidades. Principalmente por questões geográficas e de topografia irregular para acesso e desempenho de funções da área profissional.

O curso superior de Engenharia de Agrimensura é uma formação considerada nova no país. A Lei nº 3.144, de 20 de maio de 1957, é a responsável pela instituição e pelas diretrizes sobre a área.

Em 4 de junho, comemora-se o Dia do Engenheiro Agrimensor.

Formação Acadêmica

O curso de graduação em Engenharia de Agrimensura tem duração de cinco anos e oferece uma base sólida em matemática, física, química, computação, topografia, cartografia, geodésia e legislação.

Já o programa de mestrado visa a aprofundar os conhecimentos do profissional em áreas específicas, como geotecnologia, sensoriamento remoto, fotogrametria e sistemas de informação geográfica (SIG). O doutorado em Engenharia de Agrimensura prepara o profissional para a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na área.

Há diversos cursos de especialização em Engenharia de Agrimensura disponíveis para o profissional que deseja se aperfeiçoar em áreas específicas, como geoprocessamento, cadastramento territorial e gestão de recursos hídricos.

Áreas de Atuação

O Engenheiro Agrimensor possui um amplo campo de atuação, podendo trabalhar em diversas áreas.

Setor público: órgãos governamentais federais, estaduais e municipais que atuam nas áreas de planejamento urbano, desenvolvimento rural, meio ambiente e infraestrutura.

Empresas privadas: empresas de consultoria, geoprocessamento, cartografia, mineração, construção civil e agronegócio.

Instituições de ensino e pesquisa: universidades, centros de pesquisa e institutos de tecnologia.

Autônomo: prestação de serviços de consultoria e assessoria em Engenharia de Agrimensura.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para Engenheiros Agrimensores é promissor, com alta demanda por profissionais qualificados em diversos setores da economia. A expectativa é que a demanda continue crescendo nos próximos anos, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico, pela urbanização crescente e pela necessidade de soluções sustentáveis para a gestão dos recursos naturais.

O Crea-RJ parabeniza os engenheiros agrimensores por seu dia, 4 de junho, reconhecendo sua importante contribuição, por meio de seus conhecimentos de medição, mapeamento, georreferenciamento e registro de propriedades, para o desenvolvimento urbano, rural e ambiental do nosso estado.

4 de junho, Dia do Engenheiro Agrimensor e da Engenheira Agrimensora