Dia do(a) Engenheiro(a) de Petróleo

O(A) engenheiro(a) de petróleo atua no processo de produção de petróleo, gás natural e biocombustíveis, participando não só das etapas de exploração de poços e jazidas, mas também da comercialização do produto. Eles também trabalham com o planejamento e administração da produção destes recursos, assim como na recuperação avançada de petróleo, análise de dados de reservatórios, simulação numérica e tecnologias de perfuração offshore. 

Esses(as) profissionais são fundamentais para a economia global e para a segurança energética do país, garantindo um fornecimento eficiente e sustentável de petróleo e gás. Lembrando que muitos dos produtos que são consumidos diariamente pela população foram produzidos através do petróleo, como a gasolina automotiva, óleo diesel, lubrificantes, gás natural veicular (GNV), gás liquefeito de petróleo (GLP), plástico, cosméticos e alguns alimentos industrializados. 

O curso de Engenharia de Petróleo foi regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC, e as atividades desempenhadas pelos profissionais formados na área foram normatizadas pela Resolução Nº 2018, publicada em 29 de junho de 1973 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Em 29 de junho, comemora-se o Dia do Engenheiro de Petróleo. 

Graduação

O curso de Engenharia de Petróleo confere o título de bacharelado e possui duração média de quatro a cinco anos. Trata-se de uma jornada que prepara os estudantes para se tornarem especialistas da indústria do petróleo, com disciplinas como engenharia de reservatórios, perfuração de poços, produção de petróleo e gás, gestão de projetos, em especial como masterizar matérias básicas como geologia, física, química, termodinâmica e mecânica dos fluídos. Os alunos também têm a oportunidade de realizar estágios em empresas do setor, onde podem aplicar seus conhecimentos em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas e adquirindo uma visão aprofundada das operações diárias da indústria petrolífera.

Pós-Graduação

A pós-graduação em Engenharia de Petróleo, assim como o mestrado e doutorado, reúne uma gama de oportunidades para que o profissional possa aprofundar sua compreensão dos princípios básicos da indústria petrolífera, bem como trabalhar em projetos de pesquisa inovadores, colaborando com diversos setores da indústria, seja nas agências reguladoras, em empresas operadoras, ou centros de pesquisa, prestando consultoria e fiscalizando o cumprimento da legislação do setor para auxiliar seus clientes. Podendo o engenheiro de petróleo se especializar em: 

  • Reservatórios: Especialização focada na análise de gestão dos reservatórios subterrâneos de petróleo e gás. Se utiliza modelos matemáticos e simulações para prever o comportamento dos reservatórios e maximizar a recuperação de hidrocarbonetos.
  • Perfuração: Envolve o planejamento, design, construção e supervisão da perfuração de poços. Essa especialidade assegura que os poços sejam perfurados de maneira segura e econômica. A responsabilidade do profissional vai além de apenas perfurar o poço, e sim acompanhar testes de formação que verificam a viabilidade da produção e garantir que o poço perfurado não seja perdido.
  • Segurança e Meio Ambiente: Dedica-se à implementação de práticas seguras e sustentáveis nas operações de petróleo e gás. Os especialistas dessa área trabalham visando identificar, manejar e solucionar problemas de caráter ambiental, tendo como base a busca da sustentabilidade e o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social, assim como garantir a conformidade com as regulações. 

O Crea-RJ parabeniza todos(as) os(as) profissionais ligados à Engenharia de Petróleo, que com seus conhecimentos e competências técnicas, transformam de forma positiva e inovadora o desenvolvimento da sociedade.

Dia do(a) Engenheiro(a) de Petróleo