Hoje os municípios de Japeri e Levy Gasparian fazem aniversário e o Crea-RJ os parabeniza!

Parabéns ao município de Japeri por seus 33 anos!

A história de Japeri tem início em 1743, quando de sua fundação, como Morgado de Belém. Inicialmente, as terras, onde hoje se situa o município, faziam parte de uma sesmaria que existia na freguesia de Sacra Família do Tinguá.

Posteriormente, o Marquês de São João Marcos deu à localidade grande desenvolvimento. Além de incentivar a lavoura, montou engenhos de açúcar, construiu inúmeras casas, erigiu a Igreja de Nossa Senhora de Belém e Menino Deus, inaugurou a primeira escola e, em 1872, criou um teatro. Ainda por influência do Marquês, foi construída a Estrada de Ferro D. Pedro II, cuja estação foi inaugurada em 8 de dezembro de 1858.

No ano de 1951, a antiga Belém passa a constituir, juntamente com Engenheiro Pedreira, o 6º distrito de Nova Iguaçu: Japeri. Por haver, em um só distrito, duas localidades distintas, foram criadas as Administrações Regionais de Engenheiro Pedreira e de Japeri. Por estarem politicamente constituídas em um único distrito, surgiram os primeiros movimentos emancipatórios. 

Um plebiscito em 30 de junho de 1991, com a finalidade de obter a emancipação político-administrativa, resultou na criação do Município de Japeri, constituído pelas localidades de Japeri, Engenheiro Pedreira, Jaceruba e Rio D’Ouro, efetivado com a edição da lei Estadual n.º 1.902, de 2 de dezembro de 1991, e instalado em 1º de janeiro de 1993.

O Crea-RJ parabeniza o município de Japeri por seus 33 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!

Fonte: Prefeitura Municipal de Japeri

Parabéns ao município de Comendador Levy Gasparian por seus 33 anos!

O território hoje compreendido pelo Município de Comendador Levy Gasparian foi desbravado nos últimos anos do século XVII e os primeiros do século seguinte, pelo bandeirante paulista Garcia Rodrigues Paes, na abertura do Caminho Novo entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais. Em recompensa pelos serviços prestados nesta empreitada, recebeu larga extensão de terras entre os rios Paraíba do Sul e Paraibuna, onde fundou, dentre outras, uma fazenda com o nome de Parahybuna.

Em 1805, o Capitão Christovão Rodrigues de Andrade adquiriu as terras da Fazenda do Parahybuna de descendentes de Garcia Rodrigues Paes, iniciando o plantio de largas roças de cana-de-açúcar.

Em 1861 foram doadas as terras necessárias à passagem da Estrada União e Indústria pelo hoje território do Município, bem como a área necessária para a construção da Estação de Mudas de Serraria, que deu origem ao atual Centro da cidade.

No ano de 1884, foi criado o Distrito de Mont Serrat, pertencente ao Município de Paraíba do Sul que, em 1938 foi anexado ao recém criado Município de Três Rios.

Pelo desenvolvimento alcançado pelo povoado de Serraria, foi este elevada à categoria de Distrito no ano de 1955, alterado em 1963 para Comendador Levy Gasparian, em homenagem ao industrial de igual nome e de origem armênia que em 1953 havia instalado no distrito um vasto parque industrial fabril.

No final da década de 1980, foi criada a Comissão Pró-Emancipação de Comendador Levy Gasparian, que no ano de 1991 resultou na criação do Município.

O Crea-RJ parabeniza o município de Comendador Levy Gasparian por seus 33 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!

Fonte: Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian

Hoje os municípios de Japeri e Levy Gasparian fazem aniversário e o Crea-RJ os parabeniza!