Abril Verde pela Segurança no Trabalho

Abril é o mês dedicado à PREVENÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA NO TRABALHO. O Abril Verde é uma campanha anual que visa à conscientização sobre a importância desses pilares fundamentais para a garantia de um ambiente laboral saudável e eficiente.

De acordo com o Ministério da Economia, em 2022, foram registrados 713.442 acidentes de trabalho no Brasil, sendo, desse total, 5.778 fatais. As principais causas de acidentes de trabalho são quedas de altura, contato com máquinas e equipamentos, esforços físicos repetitivos e exposição a agentes nocivos.

A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais requer um esforço conjunto das empresas, dos empregados e colaboradores, bem como das instituições reguladoras. A adoção de medidas preventivas, como treinamentos de segurança, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e identificação de potenciais riscos no ambiente de trabalho, é essencial para a minimização dos riscos e na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Números recentes sobre acidentes de trabalho no Brasil:

713.442 acidentes de trabalho foram registrados em 2022

• 5.778 desses acidentes foram fatais
  • 2.556 dos acidentes fatais foram típicos - ocorreram durante a jornada de trabalho
  • 3.222 foram atípicos - ocorreram no trajeto de ida ou volta do trabalho
  • Os setores com maior número de acidentes de trabalho foram:

Construção civil: 211.442

Indústria de transformação: 134.642

Serviços: 225.342

• Os estados com maior número de acidentes de trabalho foram:
    • São Paulo: 211.442
    • Minas Gerais: 82.244
    • Rio de Janeiro: 54.442
  • O Brasil perde cerca de R$ 400 bilhões por ano com acidentes de trabalho
  • Os acidentes de trabalho são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos
  • A subnotificação é um dos problemas mais graves. Estima-se que apenas 30% dos acidentes de trabalho sejam notificados.

Os profissionais da Segurança do Trabalho são os responsáveis por identificar e avaliar os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou psicológicos presentes nos locais de trabalho. O objetivo é desenvolver e implementar medidas para controlá-los e minimizá-los, por meio de medidas de proteção coletiva e individual, a fim de prevenir acidentes e doenças ocupacionais e de promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

O Crea-RJ é o Conselho profissional que fiscaliza o exercício legal da profissão dos técnicos e dos engenheiros de Segurança do Trabalho. É o registro que demonstra que o profissional é tecnicamente habilitado para atuar na área. Além disso, por meio de eventos de capacitação, conscientização e informação, o Crea-RJ busca ampliar a garantia de ambientes de trabalho mais seguros e contribuir com a construção de uma cultura de prevenção e segurança, em todo o estado do Rio de Janeiro.

Abril Verde pela Segurança no Trabalho