Crea-RJ comemora Dia Meteorológico Mundial com debate sobre Clima

O Crea-RJ, por meio de sua Câmara Especializada de Agronomia - CEAgro, em parceria com o Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai promover o evento Na linha de frente de ações climáticas, em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial, celebrado em 23 de março.

O encontro, que contará com a participação de especialistas sobre Clima, será realizado no dia 5 de abril.

Além de discutir o papel da Meteorologia e seu impacto na sociedade, o evento busca oferecer informações para ampliar a compreensão da relação das ações humanas sobre os fenômenos climáticos e seus efeitos catastróficos na sociedade. 

Realizado de forma presencial na sede do Crea-RJ, às 14h, no auditório do 4° andar, o encontro também será transmitido ao vivo pela WebTV Crea-RJ, no canal do Conselho no YouTube do Crea-RJ. 

Saiba mais sobre os palestrantes:

Dra. Renata Libonati (UFRJ)
Sobre a palestrante: Premiada como uma das mulheres que estão mudando o mundo com a tecnologia, pelo Programa 25 Mulheres na Ciência: América Latina, da 3M.  Docente do Instituto de Geociências da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa). É responsável pela criação do sistema ALARMES, que utiliza imagens de satélite e inteligência artificial para identificar áreas de queimadas, diariamente. Seu trabalho contribui para a execução de ações de combate à destruição de ecossistemas brasileiros, tendo sido crucial, em 2020, para a tomada de decisões em relação às queimadas que atingiram a região do Pantanal e consumiram 30% de seu ecossistema.

PhD Flávio Justin:
Sobre o palestrante: Representante do governo brasileiro na Comissão de Agricultura e Mudanças Climáticas da Organização Meteorológica Mundial – OMM e Chief Expert em Eventos Climáticos. Reconhecido internacionalmente, já recebeu o prêmio de melhor trabalho como cientista júnior da Helmholtz Foundation na, Alemanha em 2002, e o título de Simon Fellow no Centro de Física Teórica de Trieste, na Itália (ICTP/UNESCO). Docente na Universidade Federal de Viçosa desde 2006, possui experiência em diversas áreas da Geociência, especialmente em interação Oceano-Atmosfera, Mudanças Climáticas, Criosfera e Circulação Oceânica.

PhD William Cossich
Sobre o palestrante: Com PhD em Geofísica pela Universitá di Bologna, na Itália, Mestrado em Engenharia Civil e Bacharel em Meteorologia pela UFRJ, já participou de projetos ligados à Agência Espacial Europeia (ESA) e à Agência Espacial Italiana (ASI), além de avaliar a observação de precipitação por sensoriamento remoto (satélite e radar)  para apoio agrícola no Vietnã. Atualmente, é Analista de Metodologias e Modelos no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Crea-RJ comemora Dia Meteorológico Mundial com debate sobre Clima