A colonização de Miracema é atribuída à Ermelinda Rodrigues Pereira, que, na primeira metade do século XIX, por volta de 1846, no local onde atualmente existe a praça que tem seu nome, construiu uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. Seu objetivo era transformar suas propriedades em bens de uma paróquia, para entregar a um de seus filhos, que estudara em um seminário de Mariana – MG. Foram doados 25 alqueires de terra para a formação da futura freguesia de Santo Antônio, posteriormente, Santo Antônio dos Brotos.
Em 1883, atendendo à solicitação da comunidade através da Câmara de Pádua, o governo provincial mudou a denominação de Santo Antônio dos Brotos para o de MIRACEMA, que, no idioma tupi guarani significa ybira – pau, madeira e cema.
No século XIX, a região teve intensa vida econômica e social e um grande surto progressista, tornando-se importante zona produtora de café, algodão e cana-de-açúcar, com indústria e comércio prósperos. Devido ao seu crescente progresso, Miracema foi elevada à categoria de município em 7 de novembro de 1935. A comemoração de seu aniversário é pela data de 3 de maio de 1936.
O Crea-RJ parabeniza Miracema por seus 88 anos, celebrando todos os profissionais do Sistema Confea/Crea que atuam no município, trabalhando pelo desenvolvimento da região!
Fonte: Prefeitura Municipal de Miracema