O Dia das Mães é uma celebração que ultrapassa a simples homenagem: é o reconhecimento da força inabalável que move essas mulheres, diariamente. Mães são verdadeiras guerreiras que demonstram garra e resiliência em todas as etapas de suas vidas, enfrentando os desafios do dia a dia com equilíbrio, determinação, coragem e, principalmente, amor incondicional.
Nesta data, é importante valorizar não apenas o papel materno, mas também a capacidade dessas mulheres de se reinventarem, de perseverarem, mesmo diante das adversidades, e de encontrarem soluções criativas para superar obstáculos. Seja na criação dos filhos, na administração do lar ou no ambiente profissional, as mães demonstram seu forte espírito empreendedor, sempre buscando o melhor para suas famílias, seja em que formato for.
Dia das Mães no Brasil
A primeira comemoração do Dia das Mães, no Brasil, ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, porém só foi oficializada em 1932, pelo Decreto nº 1.366, publicado em 5 de maio, pelo presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Congresso Feminino, no segundo domingo de maio.
A iniciativa da criação do Dia das Mães fez parte da estratégia de valorização da importância das mulheres na sociedade, que haviam conquistado o direito ao voto, em fevereiro daquele mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
Mães e profissionais
Equilibrar múltiplos papéis e responsabilidades, estar comprometida e atenta: neste Dia das Mães, o Crea-RJ homenageia todas as mães que fazem parte do Sistema Confea/Crea, reconhecendo sua capacidade de conciliar a maternidade e a superação das maiores dificuldades para alcançar o sucesso em suas carreiras profissionais.
O Crea-RJ, por meio de seu Programa Mulher, tem a missão de promover a igualdade de gênero e de defender os direitos das mulheres no âmbito profissional, incentivando sempre a criação de ambientes mais inclusivos, nos quais mães engenheiras, geógrafas, agrônomas e das outras áreas ligadas ao Sistema Confea/Crea possam desenvolver suas carreiras sem preconceitos e discriminações ao mesmo tempo que desempenham a maternidade.
Neste 12 de maio, o Crea-RJ celebra todas as mães por seu trabalho e dedicação na criação das futuras gerações e na construção de um mundo melhor!