Engenheiro Hídrico e Hidrogeólogo celebram suas profissões no Dia Mundial da Água

Em 22 de março é celebrado o Dia do Engenheiro Hídrico e do Hidrogeólogo, profissionais da Engenharia e da Geologia, que atuam na análise e monitoramento do bem mais importante para a vida no planeta

O Dia do Engenheiro Hídrico e do Hidrogeólogo é comemorado no mesmo dia em que é celebrado o Dia Mundial da Água. Não se trata de uma coincidência. Esses profissionais carregam a responsabilidade de gerir o bem mais precioso do planeta. Além do monitoramento das bacias, os engenheiros hídricos atuam em setores ligados à produção de energia elétrica.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU para lembrar a importância da preservação dos recursos. Vale ressaltar que o Brasil tem a maior reserva hidrológica do planeta (12% da água doce), com destaque para os aquíferos Guarani (localizado no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina) e Alter do Chão, na região amazônica.

Nos anos mais recentes, o Brasil enfrentou uma das piores crises hídricas de sua história, conforme divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por 70% da geração de energia do país, operaram com apenas 19,59% da capacidade. Esse monitoramento, essencial para enfrentar crises como essa, é uma das atribuições dos engenheiros hídricos, uma disciplina relativamente nova e que tem suas funções regulamentadas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), de acordo com a Resolução nº 492, de 30 de junho de 2006.

Já os profissionais da Hidrogeologia avaliam a viabilidade do consumo consciente da água, tanto na superfície, subsuperfície e em profundidades. São responsáveis também por dimensionar o volume de água a ser explorado sem prejudicar o ambiente, buscando preservar as reservas de água a longo prazo.

É importante salientar que a água dos aquíferos é muito antiga, de milhões de anos e que sua “recarga” é bastante lenta, já que depende da penetração das chuvas no solo até chegar neles. A água é um bem da humanidade e circula pelo planeta, sem fronteiras. É fundamental pensar de maneira global para a preservação desse recurso, de maneira sustentável e consciente.

Saiba mais sobre as profissões