Em entrevista à rádio de Rio das Ostras, o presidente do Crea-RJ reforça a importância da engenharia na economia do Estado do Rio

A rádio Energia (104,9 FM), de Rio das Ostras, recebeu em seus estúdios, na terça-feira, dia 18, os presidentes do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio) e do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), respectivamente Miguel Fernández e Sydnei Dias Menezes, além do presidente da Associação de Arquitetos e Engenheiros (Aero), Almir Correia. A convite da empresária de comunicação Lilian Machado, dona da rádio, os dirigentes conversaram sobre suas atividades profissionais e o lançamento do projeto Vivercidades – de melhorias habitacionais para famílias de baixa renda naquela cidade da Baixada Litorânea do estado.

Indagado pelo apresentador e locutor Leandro Pereira sobre os primeiros dois meses de mandato do presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández reforçou a importância do setor das engenharias para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio e do país:

– São dois meses e meio de mandato que parecem dois anos e meio. Somos um grupo de alternância de gestão no Crea. Faz parte do processo democrático e para o desenvolvimento das instituições a alternância de poder.Traz novas oportunidades e formas de pensar. Estamos construindo projetos novos e um dos principais projetos que temos pautado é melhorar a comunicação do nosso setor, que se comunica muito mal. Muitas vezes é apresentado como vilão, quando na verdade é um grande desenvolvedor e responsável por mais de 40% do PIB do nosso estado – afirmou o presidente do Crea-RJ, acrescentando que ficou muito feliz por ver a pujança dos empreendimentos em Rio das Ostras.

Miguel Fernández destacou a importância do projeto Vivercidades, lançado pela Aero, para a questão habitacional. Na visão dele, o tema é considerado essencial para o resgate da dignidade e dos direitos humanos.

– Considero que o tema habitacional transcende os setores da engenharia e da arquitetura. A gente fala de dignidade humana e de direitos humanos. É um dos temas que pretendo abordar com mais força política, ainda mais nesse ano eleitoral – afirmou Miguel, observando que pretende lançar uma carta sobre a temática aos candidatos aos cargos públicos.

O presidente do CAU, arquiteto Sydnei Menezes, destacou a importância de o poder público se conscientizar da necessidade de incluir em seu orçamento mais recursos para o desenvolvimento de projetos sociais habitacionais, como o do Vivercidades:

– É uma grande vantagem, quando se trata do tema habitacional, quando encontramos profissionais identificados com a questão, que precisa do envolvimento de muita gente. Esse trabalho de Rio das Ostras é fruto de um trabalho que já vem de algum tempo. É preciso reconhecer o trabalho dos nossos colegas das associações. Miguel disse com muita propriedade, que essa luta transcende a questão da engenharia e da arquitetura. É preciso que o poder público local se conscientize que precisa incluir em seus orçamentos ações que permitam projetos sociais como esse do Vivercidades – afirmou o presidente do CAU.

Ouça a íntegra da entrevista