Os Geógrafos são responsáveis por estudar, analisar e compreender a lógica de produção e transformação do espaço humanizado, bem como a relação deste com o meio natural. Além de trabalhar com mapas, uma das ferramentas mais associadas à profissão, o geógrafo também trabalha com técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e climatologia geográfica, podendo até participar da elaboração de relatórios de impactos ambientais e atuar no planejamento urbano e regional.
Esses profissionais são essenciais para a compreensão e análise entre a interação humana e a terra em que vivemos. Suas capacidades teóricas e técnicas são fundamentais para diversos setores, que incluem planejamento urbano e regional, gestão de recursos, análise de desastres naturais e geopolítica, analisando diferentes aspectos, como clima, relevo, solo, recursos naturais, tecnologia, infraestrutura, entre outros.
Oficialmente estabelecida no Brasil pela Lei nº 6664/79, visando a definir os requisitos para sua execução e áreas de atuação direta, a data da comemoração do Dia do Geógrafo foi instituída em 29 de maio de 1936, paralelamente à criação do Instituto Nacional de Estatística, atual Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O curso de Geografia foi regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC e as atividades desempenhadas pelos profissionais formados na área foram normatizadas pela Resolução Nº 1.010, pelo Decreto nº 85.138 e pela Lei Federal Nº 6.664, publicada em 22 de agosto de 1979 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Em 29 de maio, comemora-se o Dia do Geógrafo.
Graduação
O curso confere o título de bacharelado e licenciatura, possuindo cerca de quatro a cinco anos de duração. Trata-se de uma jornada que prepara os alunos para se tornarem especialistas na interação entre a sociedade e a natureza. Neste processo, os estudantes são introduzidos a disciplinas como Química, Geologia, Matemática, Física, Astronomia, Antropologia, Biologia, entre outras disciplinas que servem como base para o conhecimento prático do geógrafo. Lembrando que a Geografia faz parte das disciplinas desde as séries da educação infantil, havendo grande demanda por pessoas com este tipo de qualificação.
Pós-Graduação
A pós-graduação em Geografia, assim como o mestrado e doutorado, oferece uma gama de oportunidades para que o profissional possa aprofundar sua compreensão dos princípios fundamentais da Geografia, bem como técnicas avançadas utilizadas para coleta e interpretação de dados, estudo e prevenção de desastres naturais, análise de padrões climáticos, estudo de relações entre territórios, que incluem questões como fronteiras, disputas territoriais e distribuição de poder global. Podendo o geógrafo se especializar nas seguintes áreas:
- Geografia Urbana: permite o aprofundamento no estudo das cidades, suas dinâmicas, desafios e planejamento urbano. Os profissionais desta área podem trabalhar em órgãos públicos, consultorias urbanas, ONGs e instituições de pesquisa.
- Meio Ambiente: capacita os profissionais a lidar com questões relacionadas à conservação, uso sustentável de recursos naturais e gestão ambiental. Podendo trabalhar em órgãos governamentais, empresas privadas, ONGs e consultorias ambientais.
- Geotecnologias: concentra-se no uso de tecnologias como sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica (SIG) e GPS para análise espacial e tomada de decisões. Os profissionais desta área trabalham com planejamento territorial, gestão de recursos naturais, agricultura de precisão, monitoramento ambiental e navegação.
- Geopolítica e Relações Internacionais: permite aos profissionais uma visão avançada entre território, poder e política em nível nacional e internacional. Eles podem atuar em órgãos governamentais, instituições acadêmicas, centros de pesquisa e organizações internacionais.
- Geografia Econômica: tem como foco a criação de uma visão analítica e perceptiva em questões de interseção entre a sociedade, a economia e o espaço geográfico de modo geral. Permitindo assim, o desenvolvimento de competências e habilidades para a análise das transformações socioespaciais e econômicas que ocorrem em diversas escalas geográficas. Os profissionais desta área podem atuar em empresas privadas, ONGs, empresas de consultorias, órgãos governamentais e outros.
O Crea-RJ parabeniza todos os geógrafos por seu papel fundamental em nosso entendimento do mundo, que com seu conhecimento ajudam a promover o desenvolvimento, o equilíbrio e a consciência social.