88 anos de fundação do IBGE

Em 29 de maio de 1936, o Brasil testemunhou um marco histórico: a fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Nascido sob o nome de Instituto Nacional de Estatística (INE), o órgão federal viria a se tornar um pilar fundamental para o desenvolvimento do país, fornecendo dados precisos e confiáveis sobre o território e a população brasileira.

A criação do IBGE não foi um evento isolado. Desde o período imperial, o Brasil já reconhecia a importância de coletar e analisar dados estatísticos. Em 1871, a Diretoria Geral de Estatística foi fundada, mas a necessidade de um órgão mais abrangente e coordenado se tornou cada vez mais latente, especialmente após a implantação do registro civil em 1888.

Em 1934, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 24.609, instituindo o INE. Essa data marca o início oficial da história do IBGE, que viria a ser oficializado em 1940. A partir de então, o órgão se dedicou a realizar pesquisas e levantamentos abrangentes sobre o Brasil, abrangendo desde a demografia e economia até a Geografia e Cartografia.

O Censo Demográfico

Um dos primeiros grandes projetos do IBGE foi o Censo Demográfico de 1940, o primeiro realizado em todo o território nacional. Esse censo forneceu dados importantes sobre a população brasileira, como tamanho, distribuição espacial, composição racial e etnia, nível educacional e condições de vida. As informações coletadas se tornaram essenciais para o planejamento de políticas públicas e investimentos em áreas estratégicas.

Ao longo dos anos, o IBGE se consolidou como uma instituição de referência no cenário nacional e internacional. O órgão expandiu seu escopo de atuação, realizando pesquisas e levantamentos cada vez mais complexos e abrangentes. Entre os principais trabalhos do IBGE estão:

• Censos Demográficos: realizados a cada dez anos, fornecem um panorama detalhado da população brasileira.
  • Produção Agrícola Municipal (PAM): coleta dados sobre a produção agrícola em todo o país.
  • Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): investiga as condições de saúde da população brasileira.
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC): acompanha o desempenho do setor de comércio varejista.
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): mede a inflação no país.

A Importância do IBGE para o Brasil

O IBGE é peça fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Seus dados subsidiam a formulação de políticas públicas em diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura, segurança e desenvolvimento social. As informações coletadas pelo órgão também são utilizadas por empresas, instituições de pesquisa e a sociedade civil para embasar decisões estratégicas e promover o bem-estar da população.

Ao longo de sua história, o IBGE se consolidou como um símbolo de conhecimento e transparência. Seus dados são essenciais para o planejamento do futuro do Brasil e para a construção de uma sociedade mais justa e próspera. A instituição se dedica a garantir a qualidade e a confiabilidade de suas informações, utilizando metodologias rigorosas e tecnologias de ponta.

O Crea-RJ homenageia o IBGE por seu papel de referência nacional e internacional na produção de conhecimento, fornecendo dados cruciais para o desenvolvimento brasileiro. Nosso reconhecimento extensivo ao notável quadro técnico de geógrafas e geógrafos, cujas dedicação e  proeminência têm sido imprescindíveis para esse processo de disseminação e valorização da Geografia no país.

88 anos de fundação do IBGE