DIA DA GEÓGRAFA E DO GEÓGRAFO MOVIMENTA O CREA DO RIO

O Crea-RJ vai realizar um evento em comemoração ao Dia da Geógrafa e do Geógrafo, 29 de maio. Ciclo de palestras com debate, uma homenagem aos 88 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o lançamento oficial do Prêmio Orlando Valverde do Mérito da Geografia fazem parte da programação do encontro, que ocorrerá na sede do Conselho no dia 28 de maio – um dia antecipado por conta do feriado de Corpus Christi na quinta-feira.

A Geografia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, pois proporciona uma compreensão abrangente do mundo em que vivemos. Seu estudo e aplicação, por meio das geógrafas e dos geógrafos, possibilita analisar e compreender as interações entre as pessoas e o meio ambiente, a distribuição de recursos naturais, as características físicas da terra e os padrões de assentamento humano.

Nesse sentido, as palestras técnicas sobre “Geotecnologia”, “Dimensões Físicas do Espaço Geográfico” e “Indicação Geográfica”, seguidas de debate, proporcionarão perspectivas de conhecimento e possibilidades de discussão sobre os assuntos abordados. Na ocasião, também haverá uma palestra sobre o IBGE e sua trajetória desde sua fundação, 29 de maio de 1936, além da homenagem do Crea-RJ.

Por meio de sua Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura – CEAgri, o Crea-RJ instituiu o Prêmio Orlando Valverde do Mérito da Geografia, que tem como objetivo expressar reconhecimento a pessoas, instituições, entidades ou empresas que tenham se destacado por suas posições, ações, trabalhos, estudos e projetos na área. O lançamento oficial da premiação ocorrerá na solenidade, que homenageará a família de Valverde, morto em 2006.

Clique aqui e inscreva-se para participar!

Sobre os palestrantes

Geógrafa Adma Hamam de Figueiredo

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, atuando principalmente em zoneamento ecológico e econômico, desenvolvimento sustentável, diagnóstico ambiental, gestão do espaço e desenvolvimento regional. Atua na Coordenação de Geografia (CGEO/DGC) do IBGE.

Geógrafo Fábio Amaral

Geógrafo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Experiência em EIA-RIMA, Diagnóstico de Riscos Sociais e Ambientais, Diagnósticos Sociais e Territoriais, Reurbanização de favelas, Planos de Manejo, Licenciamento e Ambiental, Gestão Ambiental de Empreendimentos, Avaliação ambiental e Social de Empreendimentos e Dutovias. Ex-conselheiro do Crea-RJ e membro da Associação Profissional de Geógrafos   (APROGEO-RJ).

Geógrafo Marcelo Motta de Freitas

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Pesquisador da PUC-Rio na área de Geomorfologia e professor dos cursos de Mestrado em Geografia, graduação em Geografia e Arquitetura na mesma universidade.

Geógrafo Maurício Crespo

Geógrafo formado pela Geografia Universidade Federal Fluminense – UFF e especialista em Engenharia Ambiental pelo Instituto Alberto Luís Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Diretor Geral da Planisphere Estudos Geográficos e Ambientais e membro da Associação Profissional de Geógrafos (APROGEO-RJ).

Geógrafo Paulo Cesar da Costa Gomes

Pós-doutor em Geografia pela Universidade Université de Paris III. Professor convidado em diversas Universidades da França (La Rochelle, Pau, Lyon e Reims). Atualmente é professor titular no Departamento de Geografia da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Teoria e Métodos em Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, Epistemologia da Geografia e Geografia Política. Membro da Associação Profissional de Geógrafos (APROGEO-RJ).

Geógrafo Raúl Sánchez Vicens

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense – UFF e pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente em monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra; dinâmica, evolução e estabilidade das paisagens; classificação e cartografia das paisagens.

Geógrafa Regina Cohen Barros

Pós-doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Atualmente é professora aposentada do curso de Graduação em Geografia do Departamento de Geografia/IA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou no Colégio e no Departamento de Geografia.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária. Membro da Associação Profissional de Geógrafos (APROGEO-RJ).

DIA DA GEÓGRAFA E DO GEÓGRAFO MOVIMENTA O CREA DO RIO