Crea-RJ vai apurar a existência de responsáveis técnicos por manutenção de elevadores que registraram acidentes

Em menos de 24 horas, houve três acidentes em elevadores no Rio, dois deles em prédios públicos e outro num edifício residencial. Um ocorreu no Hospital Municipal Salgado Filho, deixando um morto, no Méier, e outro no prédio da Secretaria Estadual de Fazenda, causando ferimentos em uma pessoa, no Centro. O terceiro ocorreu em Copacabana, e resultou na morte de um homem.

Imagem: Bombeiros no local do acidente com elevador do Salgado Filho/ Reprodução

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ) informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai apurar a existência de responsáveis técnicos nos três locais. A lei 5.194, de 1966, determina que os serviços técnicos precisam ter a participação de um profissional habilitado.

 O Crea-RJ já constatou que o responsável pela manutenção do elevador que despencou no Hospital Salgado Filho não tem registro no Crea de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o que indica alguma irregularidade. A Fiscalização do Crea-RJ vai enviar equipes aos locais de acidente a fim de apurar a responsabilidade pela prestação do serviço. 

O Crea verificou que a empresa responsável pela manutenção do elevador da Secretaria de Fazenda está regularizada no Conselho, mas vai apurar o que aconteceu.

Crea-RJ vai apurar a existência de responsáveis técnicos por manutenção de elevadores que registraram acidentes