Crea-RJ presente na celebração dos 90 anos do Crea de Minas Gerais

Na noite de 15 de abril, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco de uma solenidade especial: a entrega de uma Placa Comemorativa em celebração ao 90° aniversário de fundação do Crea-MG. A cerimônia contou com a presença de autoridades e lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, incluindo os presidentes do Confea e dos 27 Creas, representantes de diversos conselhos profissionais, bem como parlamentares e demais representantes das áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Entre os presidentes, Miguel Fernández do Rio de Janeiro, comemorou a data, lembrando que o Crea-RJ é um dos regionais que completa 90 anos em 2024.

Colégio de Presidentes

A solenidade comemorativa foi seguida pela realização da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizada nos dias 16 e 17 de abril, em Belo Horizonte/MG.

Entre os assuntos da pauta do primeiro dia, foram destacadas ações do Confea junto ao Conselho Federal de Química, informes sobre as Comissões Nacionais de Educação e Atribuição Profissional - CEAP, de Ética e Exercício Profissional - CEEP, de Organização, Normas e Procedimentos - CONP, além de discussões sobre revisões de algumas Resoluções do Confea, como a 1.137/2023, a 1.066/2015 e a 1.007/2003.

Engenheiros químicos

Sobre as ações junto aos profissionais da Engenharia Química para registrarem-se no Sistema Confea/Crea e Mútua, foram detalhadas as estratégias de comunicação para a área. Estão sendo planejadas ações de divulgação, o levantamento de profissionais, além do envolvimento de conselheiros com acesso a instituições de ensino, visando à realização de palestras sobre o papel do Sistema Confea/Crea para os futuros engenheiros químicos.

Grande incentivador das ações de comunicação como forma de trazer os profissionais e as empresas para perto do dia a dia do Sistema, o presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, apoia as campanhas que falam diretamente com esse público-alvo.

Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas

O coordenador adjunto da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química, conselheiro do Crea-RJ, Erick Galante, está presente na 2ª Reunião de coordenadores da CCEEQ, que ocorre simultaneamente, em Brasília, nos dias de 15, 16 e 17.
A valorização da modalidade de Engenharia Química junto ao Sistema tem permeado as discussões da CCEEQ, levantando a interferência de outros conselhos em atribuições destes profissionais. Foi ainda verificado que houve um incremento de serviços que hoje estão fora da Tabela de Obras e Serviços (TOS), que é adotada no preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), constatando-se a necessidade de incluir serviços para a ART Múltipla.

Convênio com FGV

Um dos assuntos levantados no último dia do CP foi a aprovação de uma proposta para que o Confea realize tratativas junto à Fundação Getúlio Vargas, no sentido de promover um convênio que possa disponibilizar gratuitamente aos profissionais e empresas registrados os indicadores econômicos do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), como os índices de confiança, de incerteza e de produção industrial.

A justificativa é a crescente demanda por este tipo de serviço no segmento da construção e a necessidade de reorganização de toda a cadeia produtiva, com base na análise desses índices de variação mensal.

Crea-RJ presente na celebração dos 90 anos do Crea de Minas Gerais