Crea-RJ fiscaliza Sambódromo atento à segurança das instalações durante o carnaval

Fiscais estiveram também nos barracões da Cidade do Samba e na Zona Norte da cidade, orientando e esclarecendo as agremiações sobre a importância das ARTs

A fim de garantir que os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro aconteçam em clima de tranquilidade, obedecendo as normas técnicas de segurança, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), em conjunto com técnicos da Riotur e da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, está promovendo várias ações de fiscalização no Sambódromo.

De acordo com o fiscal Albino Fernandes, que está à frente dos trabalhos, o Crea-RJ já vistoriou as atividades técnicas e de adequação em todas as áreas do Sambódromo para os desfiles que vão acontecer de 18 a 21 de fevereiro e novamente em 25 de fevereiro (Desfile das Campeãs). Desde o início do ano, já foram verificadas 275 ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) realizadas nas áreas de camarotes, frisas, boxes especiais, cadeiras, arquibancadas; além de toda a estrutura de iluminação e obras de infraestrutura na Marquês de Sapucaí.

“O carnaval do Rio de Janeiro, em especial o da Passarela do Samba, é um evento de enorme proporção, conhecido e visto no mundo todo. Os agentes de fiscalização do Crea-RJ atuam visando a garantir que os serviços de instalação, montagem e as inúmeras obras que acontecem nesse período, sejam realizadas por profissionais legalmente habilitados. Verificamos também a situação das empresas para checar se têm realmente capacitação adequada. É fundamental que a sociedade entenda que a contratação de profissionais habilitados e o uso das melhores técnicas na realização de quaisquer serviços é o que garante um carnaval sem sobressaltos”, frisou o fiscal do Crea-RJ.

Cidade do Samba e Projeto Intendente

Já na Gamboa, onde fica a Cidade do Samba, a fiscalização do Crea-RJ constatou com satisfação que o número de engenheiros responsáveis presentes nos barracões das escolas aumentou este ano em comparação aos anos anteriores. De acordo com o supervisor de fiscalização da região metropolitana, Alex José Ferreira Santos, foram verificadas 30 ARTs, o que significa maior profissionalização e segurança na construção de carros alegóricos e nos espaços de trabalho das equipes de carnaval. “O Crea-RJ tem cobrado das agremiações que apresentem as ARTs específicas às diversas modalidades de engenharia, como civil, mecânica, elétrica e de segurança do trabalho”, explicou.

Os fiscais também atuaram na fiscalização das obras e serviços para os desfiles das 32 escolas do Grupo B e das Séries Prata e Bronze (antigos grupos de acesso C, D e E) que acontecem na zona norte da cidade. Foram apresentadas à fiscalização 65 ARTs. Esse ano, a Prefeitura do Rio, a Riotur e a Superliga anunciaram mudanças na estrutura do carnaval na região. O projeto Nova Intendente colocará à disposição do público arquibancadas, frisas e camarotes e as escolas não vão mais desfilar na Estrada Intendente Magalhães, mas sim na Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, que é mais ampla e possibilita maior infraestrutura para receber os foliões, bem como os carros alegóricos e todo o staff envolvido no evento.

Apoio aos ambulantes

Ainda dentro das ações pré-carnaval 2023 promovidas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, os fiscais do Crea-RJ participaram de palestras educativas e de orientação aos ambulantes licenciados que vão atuar em áreas do entorno do Sambódromo durante a folia. A equipe prestou esclarecimentos sobre instalações elétricas e fornecimento de energia para as barracas. Foi esclarecido, por exemplo, que o serviço de contratação de geradores e ligações elétricas deve ser realizado por empresas legalmente habilitadas, a fim de garantir a segurança de todos. Além dos fiscais do Crea-RJ, também participaram dos encontros integrantes da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária do município.

Vale ressaltar que há 40 anos o Crea-RJ apoia as ações de fiscalização no Carnaval do Rio de Janeiro.

Crea-RJ reforça sua ação de fiscalização em final de ano no interior do Estado

Nos meses de novembro e dezembro de 2020 foram realizadas Ações de Fiscalizações Concentradas (AFCs) pela equipe formada por 20 agentes de fiscalização do Crea-RJ, atuando em inúmeros municípios do estado do Rio de Janeiro. As ações objetivaram a fiscalização de obras civis, empresas e órgãos públicos, construções e contratos técnicos, com ênfase para a atuação da equipe na fiscalização de empresas no complexo do Porto do Açu, no segmento de óleo e gás.

Neste período foram fiscalizados 22 municípios sendo eles: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cantagalo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Itaboraí, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Nova Friburgo, Quissamã, Rio Bonito, Santo Antonio de Pádua, São Pedro da Aldeia, São João da Barra, Saquarema, Tanguá e Volta Redonda.

As constatações realizadas nortearam os agentes de fiscalização quanto à verificação da existência e efetiva participação de profissionais legalmente habilitados em diversas situações encontradas, tais como na elaboração de projetos de obras/reformas e o acompanhamento de sua execução, em contratos de serviços de engenharia, na apuração e regularização de quadros técnicos, e ainda nos registros de empresas/profissionais contratados para realização de serviços técnicos abrangidos pelo Sistema Confea/Crea.

O Conselho concentra sua atuação na fiscalização do exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal nº 5.194/66, utilizando as AFCs como ações complementares que apoiam as atividades de rotina, já desenvolvidas pelos fiscais das respectivas regiões, atendendo, além da programação estabelecida, demandas específicas e direcionadas.