Carta Aberta ao Governador pede o cancelamento da concessão da Supervia

Em decorrência das péssimas condições do sistema ferroviário fluminense e dos transtornos frequentes que impactam a vida dos usuários de trens no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, colocando em risco, inclusive, a vida de milhares de cidadãos, o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana, junto com diversas entidades, associações, federações e sindicatos – entre eles o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RJ) -, vai protocolar nesta sexta-feira, dia 1º, às 14h30, no Palácio Guanabara, uma Carta Aberta dirigida ao Governador Cláudio Castro. Na Carta, as instituições exigem que o poder público estadual reassuma o controle da operação do serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Lembrando que, só neste mês de novembro, houve dois acidentes no sistema ferroviário do Grande Rio: o primeiro no dia 13, quando dois vagões de trem colidiram, na estação de Madureira; e outro no dia 23, quando um trem descarrilou na altura da estação Comendador Soares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Leia a íntegra da Carta, a seguir:

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,  CLÁUDIO BONFIM DE CASTRO E SILVA

SUPERVIA COLOCA EM RISCO A VIDA DE SEUS USUÁRIOS

Sr. Governador,

O Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito da ALERJ – CPI dos Trens, publicado em 10 de outubro de 2022, aponta uma série de graves problemas que afetam o Sistema de Trens de Passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, concedido há 25 anos à empresa Supervia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A.: falta de manutenção da via permanente, resultando trilhos e dormentes em péssimas condições; deficiência grave na sinalização; falta de segurança para passageiros e funcionários; atrasos e interrupções frequentes; falta de acessibilidade para pessoas com deficiência; acúmulo de lixo e construções irregulares na faixa de domínio. Some-se a isso a flagrante inoperância da agência reguladora AGETRANSP.

Passado pouco mais de um ano, os problemas continuam se agravando, como comprovam o descarrilamento ocorrido no dia 21/11/2023, em Comendador Soares, e o choque entre composições em Madureira, acontecido na semana anterior.

Considerando que o Artigo 175 da Constituição Brasileira estabelece que incumbe ao poder público a prestação de serviços públicos; considerando a situação de abandono em que se encontra o Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros da RMRJ; e, por fim, considerando o risco iminente de uma tragédia de grandes proporções neste mesmo Sistema, as entidades abaixo vêm publicamente endereçar ao Governador do Estado do Rio de Janeiro um pedido veemente de que o poder público estadual reassuma o controle da operação do Serviço Público de Trens de Passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 1º de dezembro de 2023

FMU – Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

FAM/RIO – Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro

Clube de Engenharia

MDT – Movimento em Defesa dos Trens

CREA/RJ – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro

SENGE/RJ – Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro

AENFER – Associação de Engenheiros Ferroviários

GFPF – Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária

AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária

PTM – Por Um Trem em Movimento

Prefeitura de Japeri

Crea-RJ em Ação – Edição 1 de dezembro

Colégio dos Presidentes

Em dezembro, de 18 a 20, o Crea-RJ irá sediar a 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes. O evento contará com a presença do presidente do Confea, dos Creas, da Mútua e autoridades da instâncias federal, estadual e municipal. Esta reunião será a última desse colegiado, assim encerrando as atividades do exercício de 2023.

O Colégio dos Presidentes do Sistema Confea/Crea é um fórum consultivo composto pelos presidentes do Confea e dos Creas e pelo diretor-presidente da Mútua. O fórum tem como objetivo buscar a unidade de ação preconizada no art. 24 da Lei n°5.194, de 1966, no que se refere ao funcionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua, uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia, posicionamento diante de temas relacionados às profissões fiscalizadas pelo Sistema e integração e desenvolvimento.

Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

Nesta segunda-feira, 27/11, celebramos em na sede do Conselho, evento para celebrar o Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho.

Contamos com a presença de representatividades da engenharia de segurança do trabalho, tais como, Presidente Luiz Antonio Cosenza na mesa de abertura, juntamente com Neilson Marino e Eng. Pedro Paulo Thobias. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal YouTube WebTV do Crea-RJ.

A solenidade contou com várias palestras importantes, como da Auditora Fiscal, Ana Luiza Horcades, que falou sobre o papel dos profissionais de saúde e do médico do trabalho na implementação dos requisitos normativos das NRs, e da Procuradora do Trabalho, Luciene Vasconcelos, representando o MPT, que falou sobre o papel do Ministério Público do Trabalho na promoção da saúde e segurança no trabalho.

O Crea-RJ preza pela valorização desses profissionais que atuam incessantemente pela prevenção de acidentes no trabalho, bem como de atualizar os conhecimentos e prover uma troca de experiências sobre temas relevantes para a engenharia e a segurança no trabalho.

📍 Para conferir a galeria de fotos completa do evento acesse aqui !

Prêmio José Chacon de Assis

No dia 21/11, celebramos mais um evento de destaque na sede do Crea-RJ. O Prêmio José Chacon de Assis, que está em sua segunda edição, é uma expressão de reconhecimento aos profissionais que se distinguiram por seu trabalho na Câmera Especializada de Engenharia Elétrica – CEEE, do Conselho.

🏅 O consagrado deste ano foi o Eng. José Barcelos, que recebeu o prêmio em mãos do presidente do Crea-RJ Eng. Luiz Antonio Cosenza, e membros da CIEEE Clayton Guimarães, e a Eng. Regina Conceição Ribeiro, que estiveram na mesa de abertura.

A solenidade foi presencial e transmitida ao vivo no Canal YouTube Crea-RJ (WebTV). Para quem não pode estar presente no evento, basta acessar a gravação em nosso canal.

Para saber mais sobre as nossas premiações e eventos acesse nosso portal na bio.

📍 Para conferir a galeria de fotos completa do evento acesse aqui !

Eleições 2023

No dia 17 de novembro, os profissionais da área tecnológica tiveram a oportunidade de exercer seu direito de voto, pela primeira vez em formato online pelo site www.votaconfea.com.br.

Foram 9.758 eleitores votantes (12,5%) de um total de 78.094 eleitores habilitados. E os candidatos eleitos do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2023 foram:

Presidente do Confea
Eng. de Telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli

Presidente do Crea-RJ
Eng. Civil Miguel Fernandez y Fernandez

Diretor Geral da Mútua-RJ
Eng. Civil Jamerson Freitas

Diretora Administrativa da Mútua-RJ
Eng. Civil Ana Paula Masiero

A cerimônia de apuração está disponível no Canal YouTube do Confea e todas as informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis no portal em www.crea-rj.org.br/cer

Agradecemos à Comissão Eleitoral Regional bem como à Comissão Eleitoral Federal pelo empenho.

Desejamos sucesso aos eleitos!

XI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos

Na última quinta-feira, 9/11, aconteceu a  solenidade de entrega do XI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos,  um importante marco no relacionamento do Conselho com as instituições de ensino da área tecnológica do estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Clube de Engenharia e foi transmitido ao vivo no Canal YouTube WebTV Crea-RJ.

Na mesa da solenidade, estiveram presentes o presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, o presidente do Clube de Engenharia, Márcio Ellery Barroso, o coordenador da Comissão de Educação do Conselho, Erick Galante, o pró-reitor do IME, Paulo Pellanda, e a Diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Vaz Morgado.

Com o tema “Inovação em Engenharia e Sustentabilidade”, o evento reuniu diversos profissionais – autores, amigos e familiares, para celebrar os trabalhos que se destacaram das principais instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro. Esses projetos inovadores e de alta relevância contribuem com o desenvolvimento sustentável e um comprometimento com um futuro eficiente.

Nesta edição, foram contemplados 78 trabalhos e/ou projetos de conclusão de curso referentes ao ano de 2022, premiando 102 autores de 15 instituições de ensino.

📍 Para conferir a galeria de fotos completa do evento acesse aqui

 

Prêmio David de Azambuja do Mérito Florestal

O prêmio David de Azambuja do Mérito Florestal é concedido com o objetivo de expressar o reconhecimento a Engenheiros Florestais, instituições de ensino e entidades de classe que congregam profissionais da área da Engenharia Florestal que tenham se distinguido por suas ações, trabalhos, estudos e projetos na área da Engenharia Florestal, que permite a identificação de valores morais e éticos que contribuem com a melhoria da qualidade de vida e das organizações em prol do desenvolvimento florestal e da preservação do patrimônio natural brasileiro.

O evento deste ano ocorrerá dia 7 de dezembro (quinta-feira), às 15h na sede do Crea-RJ (Rua Buenos Aires, 40 – 4° andar). A celebração será transmitido ao vivo no Canal YouTube Crea-RJ WebTV.

Confira nosso portal para mais informações sobre o evento aqui

 

Prêmio Láurea ao Mérito

Em comemoração ao Dia do Engenheiro, celebrado no dia 11 de dezembro, o Crea-RJ concede o Diploma do Mérito e a Inscrição no Livro do Mérito (Livro do Mérito para profissionais falecidos), homenageando e reconhecendo profissionais, entidades de classe e instituições de ensino que tenham se destacado em prol da Engenharia, da Agronomia e das demais modalidades profissionais do Sistema Confea/Crea.

A solenidade será realizada na Sede do Crea-RJ (Rua Buenos Aires, 40, 4º andar) no dia 11 de dezembro (segunda-feira) às 14h. O evento será transmitido ao vivo no Canal YouTube Crea-RJ WebTV.

Confira nosso portal para mais informações sobre o evento aqui

 

Inaugurações

No dia 8 de dezembro, o Crea-RJ começará o último circuito de inaugurações de 2023, assim,  finalizando o ano com cinco novas inspetorias; em Ilha do Governador, Itaboraí, Niterói, Barra da Tijuca e na própria Sede do Crea-RJ.  Os eventos contarão com a presença do presidente Eng. Luiz Antonio Cosenza, Conselheiros,  representantes do Conselho, e inspetores da região.

A inauguração das novas inspetorias, inserida dentro das propostas de gestão do presidente Luiz Antonio Cosenza, é um marco importante pois representa o compromisso que o Crea-RJ tem em fortalecer sua presença em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. E com as novas instalações será possível oferecer um atendimento mais eficiente e ouvir as demandas e necessidades dos profissionais, além de estreitar os laços com a comunidade local.

Ilha do Governador

Endereço: Estrada do Galeão, 2500 – 201B

Data: 8 de dezembro

Horário: às 15h

Confirme aqui sua presença na solenidade na Ilha do Governador


 

Itaboraí

Endereço: Rua Doutor Pereira dos Santos, 107, sala 301

Data: 15 de dezembro

Horário: às 15h

Confirme aqui sua presença na solenidade em Itaboraí


 

Niterói

Endereço: Avenida Roberto Silveira, 245 – Icaraí

Data: 21 de dezembro

Horário: às 15h

Confirme aqui sua presença na solenidade em Niterói


 

Barra da Tijuca

Endereço: Avenida das Américas, 3939, Bloco 2, Loja. B

Data: 22 de dezembro

Horário: às 10h

Confirme aqui sua presença na solenidade na Barra da Tijuca


 

Sede do Crea-RJ

Endereço: Rua Buenos Aires, 40

Data: 27 de dezembro

Horário: às 16h

Confirme aqui sua presença na solenidade na Sede do Crea-RJ

Crea-RJ em Ação – Edição 7 de novembro

Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua

As Eleições vão acontecer dia 17 de novembro, sexta-feira, das 8h às 19h, horário de Brasília, de forma virtual, ou seja, pode ser acessado via computador, celular, tablet e outros dispositivos com acesso a internet. 

O Sistema Confea/Crea e Mútua desempenha um papel fundamental na regulamentação e fiscalização das atividades exercidas por engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas, que contribuem para o desenvolvimento do país, por isso, é de extrema importância que você, eleitor, exerça o seu direito democrático. 

Clique aqui e saiba como votar

A votação será pela rede mundial de computadores, através do site www.votaconfea.com.br. O profissional pode votar de qualquer lugar do Brasil ou até do mundo, desde que tenha acesso à internet e esteja apto a votar. 


Cargos a serem eleitos:

  • Presidente do Confea
  • Presidente do Crea-RJ
  • Diretor – Geral da Mútua/RJ
  • Diretor Administrativo da Mútua/RJ.

ATENÇÃO: Já a eleição para o cargo de Diretor Financeiro da Mútua será feita de forma presencial, no dia 22/11/2023, em Sessão Extraordinária do Plenário do Crea-RJ.


O eleitor apto a votar irá se autenticar no site www.votaconfea.com.br através de login (CPF) e senha enviada, antecipadamente, por e-mail e/ou mensagem (SMS) de celular. Por isso, é imprescindível que os dados cadastrais dos profissionais estejam atualizados.

Caso não tenha recebido a senha antecipadamente, o profissional poderá solicitar o envio da senha por e-mail ou SMS no endereço eletrônico ou celular que consta no cadastro do Crea e também terá a opção de entrar na plataforma de votação com o certificado digital ou com os dados da ferramenta GovBR. No dia da Eleição, no site www.votaconfea.com.br também haverá um telefone 0800 (call center) e um chat online para que o profissional tire as suas dúvidas sobre os procedimentos de votação.

Confira a última edição da Revista Ângulos, do Crea-RJ, onde o Coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Rio de Janeiro (CER-RJ) e Engenheiro de Produção; Alberto Balassiano, fala sobre as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, em entrevista clicando aqui


Inaugurações

Seguindo as melhorias das instalações das inspetorias e postos de relacionamento que estão ocorrendo em todas as regionais, divulgamos abaixo, para que tome nota em sua agenda o que está por vir;

Armação de Búzios

Endereço: Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 5400, sala 27 – Manguinhos – RJ

 10 de novembro (sexta-feira)  às 15h

Confirme aqui sua presença na solenidade em Búzios


Cabo Frio

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 73 – Loja 5 – Centro Cabo Frio – RJ

 10 de novembro (sexta-feira) às 11h

Confirme aqui sua presença na solenidade em Cabo Frio


Itaperuna

Endereço Avenida Deputado José Cerqueira Garcia, 103 – Governador Roberto Silveira/ Cehab

13 de novembro (segunda-feira) às 15h

Confirme sua presença na solenidade em Itaperuna


Santo Antônio de Pádua

Endereço: Rua Florismundo Denop, 440 – loja 03, Centro

14 de novembro (terça-feira) às 10h

Confirme aqui sua presença na solenidade em Santo Antônio de Pádua


Itaocara

Endereço: Rua Cel. Pita de Castro, 230 – loja 102 – Centro

14 de novembro (terça-feira) às 15h

Confirme aqui sua presença na solenidade em Itaocara


Volta Redonda

Endereço: Rua 21, 48 (casa) – Vila Santa Cecília

16 de novembro (quinta-feira) às 10h30

Confirme aqui sua presença na solenidade em Volta Redonda


Barra do Piraí

Endereço: Rua Paulo de Frontin, 139 – sala 301 – Centro

16 de novembro (quinta-feira) às 15h

Confirme aqui sua presença na solenidade em Barra do Piraí


Premiações Crea-RJ

XI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos

O objetivo do XI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos é estreitar os laços do Conselho  com a comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção científica dos estudantes e seus professores.

A partir da seleção dos trabalhos, realizada sob a responsabilidade das próprias instituições de ensino, a premiação reconhece os melhores trabalhos nas categorias graduação de nível superior e médio-técnico, mestrado e doutorado.

O evento acontecerá dia 9 de novembro (quinta-feira) às 15h, na sede do Clube de Engenharia. Será realizada a transmissão ao vivo pelo Canal YouTube do Crea-RJ.

Confira a lista dos trabalhos premiados de 2023 aqui  e acesse nosso portal aqui para mais informações


Prêmio José Chacon

A premiação é concedida anualmente com o objetivo de expressar reconhecimento a profissionais, em vida, que atuaram na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica – CEEE, do Crea- RJ, e que tenham se distinguido por suas posições, ações e projetos na luta pela preservação, defesa e/ou conservação nesta área da Engenharia.

A premiação acontecerá dia 23 de novembro (quinta-feira) às 15h, na sede do Crea-RJ (Rua Buenos Aires, 40).

Confira aqui mais informações sobre a premiação


Prêmio David de Azambuja do Mérito Florestal

O prêmio David de Azambuja do Mérito Florestal é concedido com o objetivo de expressar o reconhecimento a Engenheiros Florestais, instituições de ensino e entidades de classe que congregam profissionais da área da Engenharia Florestal que tenham se distinguido por suas ações, trabalhos, estudos e projetos na área da Engenharia Florestal, que permite a identificação de valores morais e éticos que contribuem com a melhoria da qualidade de vida e das organizações em prol do desenvolvimento florestal e da preservação do patrimônio natural brasileiro.

A solenidade acontecerá dia 7 de dezembro ( quinta-feira) das 15h às 18h, na sede do Crea-RJ (Rua Buenos Aires, 40).

Confira mais informações sobre a premiação em nosso portal


Prêmio Láurea ao Mérito Profissional

Em comemoração ao Dia do Engenheiro, o Crea-RJ concede o Diploma do Mérito e a Inscrição no Livro do Mérito (Livro do Mérito para profissionais falecidos), homenageando e reconhecendo profissionais, entidades de classe e instituições de ensino que tenham se destacado em prol da Engenharia, da Agronomia e das demais modalidades profissionais do Sistema Confea/Crea.

A premiação acontecerá dia 11 de dezembro (segunda-feira) das 15h às 18h, na sede do Crea-RJ (Rua Buenos Aires, 40).

Acesse nosso portal para mais informações sobre eventos, premiações e cursos.

Crea-RJ em Ação – 19 de outubro

PRÊMIO JOHANNA DOBEREINER: MAIS UMA EDIÇÃO DE SUCESSO!

Iniciamos essa edição falando sobre mais uma solenidade do Conselho programado para esta semana: Prêmio Johanna Dobereiner.

Celebrado anualmente, a premiação tem por objetivo reconhecer as personalidades ou instituições e entidades que tenham se destacado por suas posições, ações, trabalhos, estudos e projetos na área da Agronomia.

Temos orgulho em identificar profissionais e instituicões que priorizam e compartilham dos mesmos valores éticos e morais que o Conselho, e que trabalham diariamente em prol da melhoria da qualidade de vida, servindo como exemplo para a área da agronomia, assim como da engenharia. Visando esses parâmetros, o agraciado deste ano, selecionado pela Câmara Especializada em Agronomia, é o Eng. Agrônomo Paulo Augusto da Eira.

O evento, a ser realizado no dia 17 de outubro às 15h na Sede do Crea-RJ poderá também ser acompanhado por transmissão ao vivo pelo Canal Crea-RJ WebTV no Youtube. Confira o link da transmissão da solenidade abaixo - clique aqui

INAUGURAÇÕES DE INSPETORIAS E POSTOS DE RELACIONAMENTO

Seguindo com o necessário olhar no interior da gestão, nossa equipe trabalha incessantemente por uma melhor estrutura, visando receber melhor os profissionais que estão inseridos na organizaçao.

Atento às necessidades e práticas do seu ambiente social de atuação, o inspetor, atuando como um profissional voluntário do Sistema Confea/Crea e Mútua, trabalha para aprimorar a eficiência da ação política, representando o presidente do Crea-RJ quando designado, lhe notificando de qualquer fato ou acontecimento, ocorridos em sua jurisdição. Além de divulgar a legislação profissional, demandar e cumprir as normas legais e colaborar na elaboração dos planos de fiscalização.

Por isso é de extrema importância que nossos inspetores, engenheiros e profissionais da área tecnológica possuam postos de relacionamento instalados que facilitem o seu dia-a-dia. Assim, o Conselho aumenta sua representatividade, influência e qualidade de vida e trabalho de nossos membros.

19 de outubro (quinta-feira)

  • São Pedro de Aldeia às 11h > Rua Marques da Cruz, 361 - Nova São Pedro
  • Casimiro de Abreu às 16h > Rua Miguel Jorge, 100 - Centro

20 de outubro (sexta-feira)

  • Araruama às 15h > Avenida Nilo Peçanha, 259, sala 302 - Centro

26 de outubro (quinta-feira)

  • Vassouras às 10h > Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280 - Centro
  • Três Rios às 14h > Rua Dr. Walmir Peçanha, 20, sl. 312 - Centro

Mútua apresenta a pesquisa “O Futuro das Engenharias no Brasil” ao público da 78ª SOEA

Estudos mostram que a falta de trabalhadores qualificados é um dos grandes problemas para as empresas brasileiras, impactando diretamente na competitividade e na qualidade dos produtos nacionais. E, ainda que a maioria das empresas promova a capacitação de seus trabalhadores, a formação educacional de baixa qualidade que vemos no nível superior acaba dificultando qualquer processo de qualificação. Esse quadro engloba também as profissões vinculadas ao Sistema Confea/ Crea e Mútua, conforme aponta pesquisa encomendada pela Mútua e lançada na 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA).

Para alcançar a valorização profissional e se evitar desemprego ou subempregos, afirma o presidente da Mútua, o engenheiro agrônomo Francisco Almeida, “o direcionamento das ações do Sistema para a valorização profissional deve ser dado, não pela valorização em si, mas pelas necessidades das empresas, para, então, através de uma lógica reversa, fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento de nossas profissões, destaca ele.

A pesquisa originou a publicação “O Futuro das Engenharias no Brasil”, apresentando o perfil sociodemográfico dos profissionais registrados e uma visão ampla sobre as diferentes ocupações, vínculos de trabalho e remuneração, pirâmide etária etc. A estes dados, soma-se um conjunto riquíssimo de informações sobre novas exigências do mercado, desafios globais, ocupações emergentes, habilidades necessárias para os profissionais, além de tendências da economia, da tecnologia e da sociedade.Assim, foi possível identificar oportunidades de atuação, além de ações e parcerias necessárias para que criemos, no Brasil, condições mais favoráveis para que o setor produtivo amplie a contratação dos serviços e produtos dos quase um milhão e cem mil profissionais registrados, e para que a sociedade os reconheça como agentes fundamentais para seu bem-estar”, sublinha Francisco Almeida.

O presidente da Mútua ainda conduziu painel na programação da Semana Oficial, que levou o mesmo título da publicação e reuniu os seguintes especialistas que fizeram uma análise do cenário mercadológico da Engenharia no país: Daniel Moraes Rodrigues, administrador de empresas, sócio-diretor da Peracciani Consultoria em Gestão da Inovação; Ligia Leonor de Oliveira, Employer Brand Executive da Cia de Talentos; Amaury Martins de Oliva, advogado, diretor Executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos FEBRABAN; Tirso de Salles Meirelles, economista, administrador e presidente do SEBRAE - SP e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESPE); e Marcelo Marcondes - biólogo, administrador e mestre em PPG-DTI Design, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e Reitor do Instituto ANAMMA.

Exemplares da publicação “O Futuro das Engenharias no Brasil” foram distribuídas durante a SOEA.

Empregabilidade: ação da Mútua na SOEA oferece mentoria de carreira para os participantes do evento

Considerando a finalidade da Mútua em atuar como a caixa do acolhimento dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, através da prestação de benefícios sociais, culturais e a promoção da melhoria da qualidade devida de seus associados, motivou-se a necessidade de desempenhar ações voltadas ao desenvolvimento profissional por meio do apoio e incentivo à capacitação, ascensão, recolocação e transição de carreira de profissionais junto ao mercado de trabalho.

Com esses objetivos, durante a 78ª SOEA – Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, a Mútua está com uma ação de apoio e mentoria profissional para os participantes do evento. A iniciativa engloba a realização testes de mapeamento comportamental, vídeos com dicas, composição de fotografia para uso em redes sociais, feedback individual e palestra sobre o cenário mercadológico para os profissionais.

Mentoria de carreira

– Dicas de estratégias para ascensão ou recolocação profissional;
– Dicas e orientação para desenvolvimento de currículo;
-Dicas e preparação para entrevistas;
– Dicas e orientações sobre estratégias de LinkedIn e networking.
Mapeamento de aderência de perfil
– Avaliação do perfil com propostas e feedbacks para desenvolvimento de competências para relações interpessoais.
Ação com fotógrafo profissional
– Registro fotográfico com a opção de escolha de duas fotografias que poderão ser utilizadas em perfis de redes sociais, como o LinkedIn. O usuário receberá dicas de estilos de poses que propiciam uma melhor apresentação pessoal e profissional dentro do currículo, redes sociais e sites de negócios.

Esses e outros atendimentos são oferecidos no estande da Mútua, na ExpoSoea.

Novos benefícios para os associados da Mútua são lançados na 78ª SOEA

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea promove o lançamento de novos e importantes benefícios para os profissionais associados durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Gramado (RS).

Os associados da Caixa de Assistência agora passam a contar com Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, sem custos, para mutualistas em dia com a anuidade e que tenham recolhido ao menos cinco ARTs no exercício anterior.

Estarão cobertas, a partir da emissão da apólice, todas as atividades profissionais registradas nas ARTs dos profissionais associados, com proteção de até R$ 50 mil. Também nesse rol, a Mútua vai oferecer Seguro Viagem para a cobertura de riscos de acidentes e despesas médicas para o associado contribuinte, quando em viagem, no exercício de função honorífica no Sistema Confea/Crea e Mútua.

Mútua + Azul – novo benefício, disponibilizado como uma linha de recursos dentro do benefício reembolsável Equipa Bem, destinada aos associados para regularização de pendências financeiras, endividamentos e regularização junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Mercado de trabalho, carreira e empregabilidade

Uma das maiores preocupações da Mútua, atualmente, é auxiliar os profissionais na questão da empregabilidade. Diversas iniciativas estão sendo promovidas pela Mútua, desde o início dessa gestão, envolvendo áreas como capacitação e empreendedorismo. Agora, com o lançamento na 78ª SOEA, do portal Mútua + Desenvolvimento e Oportunidades, as perspectivas de impulsionamento de carreiras e geração de renda para os profissionais do Sistema são enormes.

O Mútua + Desenvolvimento e Oportunidades vai reunir, em um único ambiente virtual, cursos, treinamentos, mentorias, vagas, entre outros serviços voltados à empregabilidade. Por meio de parcerias de peso, a novidade intensifica ainda mais o acolhimento prestado pela Caixa de Assistência a todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Entre as parcerias estabelecidas nesse projeto, temos: Crea-PR, que vai disponibilizar os cursos chancelados de sua plataforma própria para compartilhamento com os profissionais de todo o Brasil; Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na área de educação e gestão financeira para os profissionais; e Cia de Talentos, para a divulgação de vagas nas diversas áreas das engenharias na plataforma.

Profissionais contam com amplo atendimento da Mútua em Gramado

Um espaço de acolhimento! Esta é a definição do estande da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea na ExpoSoea, a feira do Sistema na 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), evento que acontece de 8 a 11 de agosto, em Gramado (RS).

“Recebemos amigos, colegas, profissionais e estudantes de engenharia que buscam saber sobre nossos serviços e benefícios para os associados. Oportunidade rica de dialogar sobre as expectativas sobre o futuro da nossa profissão e sobre nossas trajetórias pessoais, além de dividir experiências sobre carreira e mercado de trabalho. Está no evento e quer saber mais sobre nossa missão e sobre como podemos te ajudar? Passa no estande da Mútua e vamos conversar!”, convida o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida.

Atendimentos

Toda a capilaridade de benefícios da Mútua está disponível no estande da Mútua e outros atendimentos são realizados por parceiros da Mútua. Os participantes do evento podem receber informações, fazer simulações e solicitar benefícios sociais e reembolsáveis. Também podem conhecer melhor o Clube Mútua de Vantagens e ficar por dentro das melhores ofertas do dia, entre as mais de 300 marcas conveniadas. Ainda pelo Clube, a Drogasil presta atendimento de aferição de pressão, glicemia e outros.

Consultoria especializada de previdência é realizada pelas equipes do TecnPrev, BB Previdência e MAG Seguros e o setor de Saúde da Mútua ainda conta com representantes da Unimed Seguros e da Qualicorp para que os profissionais possam sanar todas as suas dúvidas referentes aos planos de saúde. Na vertente soluções tecnológicas, os participantes do evento podem ficar por dentro de todas as facilidades que a Mútua Signer– plataforma gratuita de assinatura digital da Mútua, oferece aos associados. Os mutualistas contam, ainda, com atendimento do setor responsável por renegociações e as entidades e instituições podem tratar sobre o assunto convênios e Divulga Mútua direto com gestores da área.

Uma grande novidade trazida pela Mútua, este ano, é uma ação de apoio e mentoria profissional, com serviços de consultoria de currículo, mapeamento comportamental, dicas de presença nas redes sociais, entre outros.
O estande da Mútua na ExpoSoea fica ao lado do estande do Confea e dos Creas Rio Grande do Sul e Bahia.

Mútua promove capacitação e cultura na 78ª SOEA

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) permite uma verdadeira imersão aos participantes do congresso, nos temas do setor, em novas tecnologias, na cultura do estado sede e em networking.

Em Gramado (RS), onde acontece a 78ª edição do evento, de 8 a 11 de agosto, dezenas de palestras e painéis levam conhecimento e inovação aos mais de 4 mil profissionais, estudantes e convidados.

De forma a contribuir com o evento e, assim, também com a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea patrocinou importantes palestras que estão acontecendo na 78ª SOEA. No total, a Mútua foi responsável por levar onze especialistas para falar sobre variados temas ligados às profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências, nos três dias de programação técnica.

As seguintes palestras do evento levam o nome da Mútua: 09/08 – ESG e Sustentabilidade, Jornalista Rosana Jatobá; Metaverso: Universo Tecnológico, Engenheiro Mecânico Lucas Cordeiro; Acessibilidade – Superação: A cadeira de rodas não foi um ponto final, apenas uma vírgula, Andrea Schwarz; e Painel Mulher – Bia Kerne e Adriana Alves. 10/08 – Inovação: a Criatividade na era digital, Marcelo Tas; e Tecnologias Disruptivas, Eng. Telecom. Orlan Almeida. 11/08 – O Universo da Engenharia: tecnologia, inovação e desenvolvimento, Eng. Aeron. Aprille Ericsson; Desastres Ambientais, meteorol. Carlos Nobre; Inovação – MindSet Inovador, Andrea Ioro; e Metaverso para empresas, Felipe Cunha.

Após as palestras, a Mútua e parceiros – Clube Mútua de Vantagens (Dynamus e marcas conveniadas), BB Previdência, MAG Seguros, Seguros Unimed e Qualicorp – também realizam sorteios de brindes para os participantes.

Cultura pampa

Uma das características marcantes de toda Semana Oficial são os elementos culturais inseridos em diversos aspectos do evento, desde a identidade visual, a gastronomia, até as atrações culturais promovidas ao longo da SOEA. Em Gramado, não está sendo diferente.

A cultura pampa é apresentada aos participantes vindos de todo o país, com grupos locais tocando e dançando os ritmos do Rio Grande do Sul. As apresentações são oferecidas pela Mútua e ocorrem no Palco Cultural, na ExpoSoea e, também, durante as solenidades de abertura, de entrega da Láurea ao Mérito e de encerramento.

Crea-RJ Em Ação – Julho 2023

Crea-RJ Em Ação – Julho

  • Seminário de Inspetores e Encontro Programa Mulher

O Seminário de Inspetores e Encontro Programa Mulher foi realizado nos dias 12 de julho e 13 de julho.

O evento contou com palestras imperdíveis sobre: Os Desafios da Educação Profissional e Tecnológica, Acervo Técnico, Fiscalização, Ações dos Inspetores e Representantes, Eleições 2023 e Balanço Geral da Presidência.

Recebemos autoridades importantes em sua abertura, como a Deputada Estadual, Martha Rocha, e a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

A administradora Maria Albuquerque, coaching de renome no mercado, forneceu insumos para as engenheiras desenvolverem seus soft skills e seguirem em frente com força e coragem.

Aproveitamos a oportunidade para realizar o lançamento do aplicativo do Crea-RJ e o novo atendimento via WhatsApp (21)21792007.

Confira nossa galeria de fotos

  • Audiência Pública

Audiência Pública sobre a SuperVia – Crise do Sistema Ferroviário na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana do Crea-RJ, teve o objetivo de apresentar as questões relacionadas à SuperVia a fim de unir forças políticas para trato de melhorias.

O evento contou com a participação de autoridades como a Deputada Estadual, Martha Rocha, e o Deputado Estadual, Luiz Paulo Correa.

Confira nossa galeria de fotos

  • Colégio de Presidentes

A 4ª Reunião do Colégio de Presidentes vai acontecer entre os dias 17 e 19 de julho em Natal, no Rio Grande do Norte. O presidente do Crea-RJ, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Luiz Antonio Cosenza estará presente.

O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo composto pelo presidente do Confea e dos 27 Creas do país e pelo diretor-presidente da Mútua. O objetivo é buscar unidade nas ações de funcionamento do Sistema; uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia; posicionamento diante de temas relacionados às profissões fiscalizadas pelo sistema.

  • Cursos e Eventos

Convidamos todos os profissionais para participarem dos cursos e eventos apoiados pelo Crea-RJ!

No dia 27 de julho em celebração ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho será realizado um evento na Sede do Conselho com várias palestras importantes. As inscrições são obrigatórias pelo link docs.google.com/forms/

Acesse www.crea-rj.org.br/eventos/ e fique por dentro!

  • Revista Ângulos

Ângulos, revista online do Crea-RJ publica, semanalmente, artigos técnicos que tratam de assuntos da área tecnológica.

Os textos apresentam ideias ou soluções de questões importantes para a sociedade e de interesse profissional com uma linguagem mais acessível, que possibilite o entendimento do público em geral.

O profissional do Sistema Confea/Crea que desejar colaborar com a nossa revista, redigindo um artigo, deve entrar em contato com a nossa equipe através do email redacao@crea-rj.org.br

  • Eleições e Atualização Cadastral
  • No dia 17 de novembro de 2023, serão realizadas as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, onde serão eleitos representantes dos seguintes cargos:
    Presidentes do Confea;
    Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas);
    Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo de Engenharia;
    Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas (“Mútuas Regionais”);

A eleição será realizada pelo site www.votaconfea.com.br, e o profissional apto a votar se autenticará na ferramenta através de login (CPF) e senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular, por isso, é imprescindível que seus dados cadastrais sejam atualizados.