Noruega abre Chamada para empresas brasileiras nas áreas de pesquisa em Energias Sustentáveis e Petróleo

Alinhada com o acordo BN21 (Brasil-Noruega Século XXI) e que conta com a participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Chamada conjunta entre a Finep e o Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN) tem como objetivo o apoio a projetos de cooperação entre os dois países. 

Os projetos devem ser iniciados ainda em 2024 e o prazo de submissão é até 24 de abril de 2024.

Os órgãos de fomento dos dois países apoiarão projetos desenvolvidos em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas, nas linhas temáticas previstas: Energias Sustentáveis: Energia eólica, Energia solar, Hidrogênio e vetores energéticos à base de hidrogênio; e Petróleo: Redução de emissão de gases do efeito estufa; Tecnologias de subsuperfície; Perfuração, completação e intervenção; Produção, processamento e transporte; Acidentes de grandes proporções e ambiente de trabalho.

Pelo lado do Brasil, a Finep destinará até R$15 milhões para essa chamada conjunta, com a intenção de dividir esses recursos igualmente entre projetos de petróleo e de energia renovável. Adicionalmente, o FNDCT alocará até R$ 3 milhões para o CNPq, para financiar bolsas dos participantes brasileiros para atividades na Noruega. 

Esses recursos seguirão as regras do CNPq para bolsas nas modalidades Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Junior e Senior (DEJ e DES, respectivamente). Cada empresa brasileira candidata deve escolher um coordenador brasileiro com currículo Lattes atualizado que será responsável pela indicação das bolsas da proposta aprovada.

Para mais informações, acesse o Edital e todos os anexos disponíveis em:  http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/722

O Sistema Confea/Crea e Mútua é o responsável pela regulamentação da Engenharia de Petróleo e da Engenharia de Energias Sustentáveis, assim como o  Crea-RJ é o Conselho Profissional responsável pela fiscalização do exercício legal dessas profissões. Saiba mais sobre cada uma delas.

Engenharia de Petróleo

Engenharia de Energias Sustentáveis

Noruega abre Chamada para empresas brasileiras nas áreas de pesquisa em Energias Sustentáveis e Petróleo