Hoje celebramos o Dia Mundial das Florestas!
Além de abrigar boa parte da biodiversidade do planeta, as florestas também desempenham um papel fundamental na regulação do clima, na proteção do solo e na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
Cada árvore é uma história, um elo essencial na teia da natureza. É um lembrete de que nossa própria existência está profundamente entrelaçada com a vitalidade das florestas ao redor do mundo.
Para Tokitika Morokawa, Professor aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ganhador do Prêmio David de Azambuja do Mérito Florestal, são muitas as preocupações atuais dos Engenheiros Florestais. “
Por exemplo, se der uma seca muito braba na Região Centro-Oeste, a produção de soja será impactada e isso significa um prejuízo de bilhões de reais. Isso não se discute no Brasil. Nós temos visto desastres relativamente pequenos ainda, mas espera-se que possamos ter um grande prejuízo com enchentes, deslizamentos, perda de safra, mortes de animais e perda de biodiversidade. Outra uma coisa que também preocupa bastante é a seca atualmente na Região Amazônica”
É preciso estar atento ao compromisso de proteger e preservar as florestas, conscientizando a população sobre a importância de sua conservação e sobre medidas concretas que possam garantir um futuro sustentável para as gerações seguintes.