Dia do Geólogo


Os geólogos são profissionais que se dedicam ao estudo da Terra, bem como a  matéria que a compõe, o seu mecanismo de formação, as alterações que ocorrem desde sua origem e a estrutura que a superfície possui atualmente. Eles também são responsáveis por garantir a disponibilidade de materiais essenciais para a economia e o desenvolvimento, assim como avaliar riscos e desenvolver estratégias para minimizar os impactos de terremotos, vulcões e outros eventos geológicos. 

Esses profissionais desempenham um papel fundamental na sociedade, pois atuam, principalmente, na exploração e gestão de recursos naturais, como minerais, petróleo, gás e água subterrânea, além de serem essenciais no estudo da contingência de desastres naturais, como terremotos e deslizamentos de terra.  

O curso de Geologia foi regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC e as atividades desempenhadas pelos profissionais formados na área foram normatizadas pela Resolução Nº 1.010, pela Lei Federal Nº 4.076, publicada em 23 de junho de 1962 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Em 30 de maio, comemora-se o Dia do Geólogo.

Graduação

O curso confere o título de bacharelado e licenciatura, possuindo cerca de quatro a cinco anos de duração. Trata-se de uma jornada que prepara os alunos para se tornarem especialistas no que se diz respeito ao planeta Terra, suas composições, estrutura e processos. Neste caminho, os estudantes são introduzidos a disciplinas como mineralogia, petrologia, paleontologia, estratigrafia, geofísica, entre outras matérias que servem como base para o conhecimento prático do geólogo. 

 

Pós-Graduação

A pós-graduação em Geologia, assim como o mestrado e doutorado, oferece oportunidades para que o profissional possa entender os processos geológicos e aplicar seus conhecimentos em contexto prático e em pesquisa, bem como técnicas avançadas utilizadas para a análise da superfície terrestre, classificação de rochas e solos, batimetria e geodésia, análise de laboratório e modelagem teórica, assim como realizar exames químicos e físicos de materiais. O geólogo pode se especializar nas seguintes áreas:

 

  • Mineralogia: se dedica ao estudo dos minerais, suas propriedades, metamorfismo, estrutura, gênese e meteorização. Nesse cenário, o profissional mineralogista identifica e classifica minerais usando técnicas avançadas e investiga processos geológicos que levam a sua formação, aplicando o seu conhecimento em indústrias tecnológicas e ambientais, além de conduzir pesquisas em universidades e institutos. 

 

  • Petrologia: se dedica ao estudo de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares para entender sua formação, composição e transformação. Os profissionais desta área utilizam técnicas como microscopia e análise química para analisar a composição e textura das rochas, além de investigar processos geológicos que formam as rochas e reconstruem as condições ambientais durante sua formação. 

 

  • Geologia do Petróleo: foca na exploração e produção de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural). O profissional desta área trabalha com a identificação e mapeio de reservatórios potenciais de petróleo e gás utilizando dados sísmicos, geofísicos e geológicos, assim como o volume de hidrocarbonetos presentes nestes reservatórios, planejar e supervisionar a perfuração destes poços para a extração de petróleo e gás.  Além disso, eles avaliam e mitigam os impactos ambientais associados à exploração e produção do produto. 

 

  • Sismologia: atua na investigação de terremotos e da propagação de ondas sísmicas na Terra. Os profissionais desta área monitoram a atividade sísmica e desenvolvem sistemas de alerta precoce, além de analisar dados sísmicos para compreender a estrutura interna da Terra e os processos tectônicos. 

 

O Crea-RJ reconhece e valoriza o papel dos geólogos na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, nas boas práticas ambientais e nas perspectivas futuras que garantem a segurança e o bem-estar da população. Parabenizamos todos esses profissionais por sua incansável busca pelo conhecimento e pela verdade científica.

Dia do Geólogo