Dia do Engenheiro de Minas

A Engenharia de Minas é um dos mais antigos ramos da Engenharia, focada no aproveitamento dos recursos da Terra, especialmente por meio da exploração de minas, utilizando conhecimentos de diversos ramos da ciência, particularmente os da Geologia, da Química e da Física. Eles também trabalham com pesquisa, prospecção e extração dos recursos minerais (incluindo minérios, águas minerais e hidrocarbonetos), assim como mineralogia e metalurgia, no tratamento e refinação de recursos minerais, na gestão do subsolo, construção de túneis e outros aspectos da Engenharia Subterrânea, no âmbito da construção civil e na Engenharia de combustíveis e explosivos.  

Esses profissionais são essenciais para a redução do impacto ambiental causado pela atividade de mineração, envolvendo todos os aspectos técnicos, ambientais, de saúde e de segurança relacionados com todas as etapas da produção de bens minerais. Eles fazem uso de recursos tecnológicos avançados juntamente com seus conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos durante a carreira para assegurar o avanço e a promoção do desenvolvimento sustentável entre a engenharia de minas, o  meio ambiente e a sociedade. 

O curso de Engenharia de Minas foi regulamentado pelo Ministério da Educação - MEC, e as atividades desempenhadas pelos profissionais formados na área foram normatizadas pela Resolução Nº 218, publicada em 29 de junho de 1973 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Em 10 de julho, comemora-se o Dia do Engenheiro de Minas. 

Graduação

O curso de Engenharia de Minas confere o título de bacharelado e possui duração média de quatro a cinco anos. Trata-se de uma jornada que prepara os estudantes para se tornarem especialistas da indústria de minas, com disciplinas como métodos de lavra de mina, classificação de minério, instalação de minas, geologia geral, mecânica de rochas, em especial como masterizar matérias básicas como geologia, física, química, lógica e matemática. Os alunos também têm a oportunidade de realizar estágios em empresas do setor, onde podem aplicar seus conhecimentos em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas e adquirindo uma visão aprofundada das operações diárias da indústria de engenharia de minas.

Pós-Graduação

A pós-graduação em Engenharia de Minas, assim como o mestrado e doutorado, oferece uma gama de oportunidades para que o profissional possa se desenvolver profissionalmente, colocando em pautas diversas habilidades e competências que serão usadas futuramente, além de aprofundar sua compreensão dos princípios fundamentais da indústria, como caracterização, implementação e beneficiamento de minas, flotação e propriedades da interface assim como manejo de rejeitos e estéreis de mineração, e aglomeração, desaguamento e tratamento. 

A Engenharia de MInas possui diversas especializações que podem ser focadas em diferentes aspectos da indústria de mineração e recursos naturais, podendo o engenheiro de minas se especializar nas seguintes áreas:

  • Geotecnia:  focada na aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre e materiais terrestres para a solução de problemas de engenharia. O profissional dessa área atua especialmente na segurança de projetos relativos à barragens de terra e enrocamento, escavação de túneis, compactação de aterros, tratamentos de fundações, instrumentação de obras e outros. 
  • Hidrogeologia: relacionada ao estudo das águas subterrâneas em ambientes de mineração, incluindo a gestão de água e controle de poluição. Essa área fornece ferramentas valiosas para o diagnóstico do impacto de empreendimentos de mineração nas águas superficiais e subterrâneas como modelos hidrogeológicos computacionais que servem para compreender e simular cenários, como operação de poços, desaguamento de galerias e enchimento de cavas e barragens. 
  • Ventilação de Minas: área focada na gestão e no controle de qualidade do ar nas minas e em outras instalações relacionadas à mineração, garantindo condições seguras para os trabalhadores subterrâneos, incluindo a remoção de poeira, gases nocivos (monóxido de carbono, dióxido de enxofre, entre outros), vapores e outros contaminantes presentes nas minas. Além de garantir a segurança, os engenheiros de ventilação também buscam maximizar a eficiência energética dos sistemas, reduzindo o consumo de energia associado à ventilação sem comprometer a qualidade do ar. 

O Crea-RJ parabeniza todos os profissionais ligados à Engenharia de Minas, que com seus conhecimentos e competências técnicas, transformam de forma positiva e inovadora o desenvolvimento da sociedade, sempre assegurando a segurança e bem-estar de todos.

Dia do Engenheiro de Minas