Conselhos de Engenharia, Arquitetura e dos Técnicos Industriais firmam parceria para ações conjuntas de fiscalização do exercício profissional

Pela primeira vez no país foi lançada, nesta sexta-feira, dia 5 de abril, uma parceria inédita entre três conselhos profissionais do Rio. Os presidentes do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio), do Conselho Regional de Arquitetura (CAU/RJ) e do Conselho Regional de Técnicos Industriais do Rio (CRT-RJ), respectivamente Miguel Fernández, Sydnei Menezes, e Gilberto Palmares. assinaram um protocolo de intenções para ações conjuntas de fiscalização do exercício profissional, em cerimônia na sede do CRT, na Rua Uruguaiana, no Centro do Rio. Juntos, os três conselhos reúnem cerca de 400 mil engenheiros, arquitetos e técnicos industriais.

O intercâmbio entre os conselhos deve provocar mudanças na autovistoria predial e de gás no Estado do Rio. O presidente do CAU-RJ, Sydnei Menezes, informou que na próxima semana haverá uma reunião de trabalho na Assembleia Legislativa para discutir o projeto de lei 1.556, de 2019, que propõe mudanças na autovistoria predial, em funcionamento desde 2013. Gilberto Palmares, do CRT, defendeu que a lei preveja a incorporação na autovistoria dos 90 mil técnicos industriais registrados no Conselho. Atualmente apenas engenheiros e arquitetos estão autorizados a fazer a autovistoria predial, no Rio.

A parceria entre os três conselhos profissionais será fundamental para o apoio institucional e a troca de informações a fim de garantir maior eficácia em ações conjuntas de fiscalização do exercício das profissões.

– Estive aqui em campanha e volto para reafirmar, neste ato simbólico, a importância de os três conselhos se unirem em torno de atividades comuns. Estamos construindo uma ponte importante para o exercício profissional, um espaço fundamental de diálogo e institucionalização – afirmou o presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, lembrando que em janeiro foi feito o mesmo tipo de parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio.

O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressaltou que “nossas atividades profissionais se complementam” e há muito tempo essa parceria já deveria ter sido firmada. Menezes lembrou que o primeiro desafio do acordo entre os três conselhos será “a construção do projeto de lei sobre a autovistoria predial”.

O presidente do Conselho Regional de Técnicos Industriais, Gilberto Palmares, agradeceu aos presidentes do CREA e do CAU pela parceria entre os conselhos.

–  A sociedade também será beneficiada pela nossa parceria – destacou Palmares, que se licenciou e está sendo substituído na presidência por Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira.

Também participou do evento o presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Solomar Rockembach, que parabenizou os três conselhos pelo protocolo de intenções. O Conselho Federal de Técnicos Industriais tem apenas seis anos. Durante o evento, o Conselho Regional dos Técnicos lançou o “Guia do Técnico Industrial – Resoluções Técnicas Comentadas e Normas para o Exercício Profissional”, publicado pelos CRT de Rio e de São Paulo.