Revista digital AENFER – Edição julho 2022

Frente Parlamentar Rio nos Trilhos

A presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários (Aenfer), Isabel Junqueira, esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para participar de uma reunião com o deputado Welberth Porto Rezende. Ele é o presidente da Frente Parlamentar Rio nos Trilhos instalada pela Alerj no dia 17 de setembro.

Esse encontro, teve como objetivo, alinhar as diretrizes e traçar estratégias de trabalho que venham fomentar a ferrovia do estado do Rio de Janeiro. O diretor de Preservação Ferroviária da Aenfer Helio Suêvo e o assessor Antonio Pastori também participaram da reunião.

Eles agendaram para o dia seis de novembro, às 10h, no plenário da Alerj, a primeira Audiência Pública denominada “Rio de Janeiro de volta aos Trilhos – passado, presente e futuro” juntamente com a Comissão Permanente de Turismo daquela casa, para que possam promover o turismo ferroviário.

Publicado na categoria AENFER

Palestra Técnica – Transporte Urbano por Veículos de Levitação Magnética (MagLev)

A Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER,  receberá o professor da UFRJ Richard M. Stephan. Ele vai participar do ciclo de Palestra Técnica e falará sobre Transporte Urbano por Veículos de Levitação Magnética (MagLev).

O objetivo é mostrar como esse meio de transporte pode contribuir para a solução do problema de transporte em grandes cidades e as vantagens da Levitação Magnética.

Richard M. Stephan formou-se em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1976.

Possui o título de M.Sc. pela COPPE/UFRJ (1980) e Dr.-Ing. pela Ruhr-Universitât Bochum, Alemanha (1985), ambos em Sistema de Controle.

Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ. Pesquisador Sênior do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, “Senior Member” do IEEE e membro da Academia Nacional de Engenharia. Trabalha com projetos nas áreas de Acionamento Eletrônico, Controle de Máquinas Elétricas, Mancais Magnéticos, Levitação Magnética e Supercondutividade.

A palestra será realizada no auditório da AENFER, dia 05 de junho, às 10h com entrada franca.

Av. Presidente Vargas, 1.733 – 6º andar – Centro-RJ

Publicado na categoria AENFER

Palestra Técnica na AENFER (05/06/2019)

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_column_text]

PALESTRA TÉCNICA NA AENFER

Transporte Urbano por Veículos de Levitação Magnética (MagLev).
Palestrante: Richard M. Stephan  professor da UFRJ

Data: 05 de Junho de 2019

Local: Auditório da AENFER

Av. Pres. Vargas, 1733/6º andar, Centro-RJ

Entrada Franca![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Palestra Técnica na AENFER (10/04/2019)

PALESTRA TÉCNICA NA AENFER

Reflexões sobre origem, tecnologia e soluções para o futuro das ferrovias de carga no Rio de Janeiro

Palestrante: João Bosco Setti

Consultor e Pesquisador Ferroviário e Diretor Presidente na Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem. Formado em Engenharia de Operação Mecânica pela Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca em 1976 e em Engenharia Civil pela Associação Educacional Veiga de Almeida em 1980.

Trabalhos realizados nas áreas de via permanente, de operação ferroviária e de preservação ferroviária para diversas empresas e instituições, destacando-se: Plasser do Brasil, RFFSA, Exército Brasileiro e ABPF.

Autor e co-autor de diversos livros na área ferroviária, destacando-se: A Era Diesel na Estrada de Ferro Central do Brasil, A E. F. Vitória a Minas e suas locomotivas desde 1904, Ferrovia Centro-Atlântica: uma ferrovia e suas raízes, MRS Logística S. A.: a ferrovia de Minas, Rio e São Paulo, Ferrovias no Brasil: um século e meio de evolução.

Data: 10 de abril de 2019

Local: Auditório da AENFER