Atuação do Crea-RJ no Carnaval carioca é elogiada no 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, campeã do Carnaval do Rio, foi homenageada no evento

Durante o 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado esta semana em Brasília (DF), a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense foi homenageada pelos profissionais do Rio de Janeiro e o engenheiro. Joel Krüger, presidente do Confea, fez questão de ressaltar que sistema Confea/Crea deve dar sempre sua contribuição em ajudar tecnicamente na segurança do carnaval e de grandes eventos.

No Rio de Janeiro, sempre atento à segurança das instalações durante o carnaval carioca, o Crea-Rj realiza há anos fiscalizações no Sambódromo e também nos barracões da Cidade do Samba e na zona norte da cidade cobrando ARTs e orientando as agremiações.

De acordo com o fiscal Albino Fernandes, que esteve à frente dos trabalhos este ano, o Crea-RJ vistoriou as atividades técnicas e de adequação em todas as áreas do Sambódromo para os desfiles. Foram verificadas 275 ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) realizadas nas áreas de camarotes, frisas, boxes especiais, cadeiras, arquibancadas; além de toda a estrutura de iluminação e obras de infraestrutura na Marquês de Sapucaí.

Os fiscais também atuaram na fiscalização das obras e serviços para os desfiles das 32 escolas do Grupo B e das Séries Prata e Bronze (antigos grupos de acesso C, D e E) que acontecem na zona norte da cidade, onde foram apresentadas à fiscalização 65 ARTs.

“O carnaval do Rio de Janeiro, em especial o da Passarela do Samba, é um evento de enorme proporção, conhecido e visto no mundo todo. Os agentes de fiscalização do Crea-RJ atuam visando a garantir que os serviços de instalação, montagem e as inúmeras obras que acontecem nesse período sejam realizadas por profissionais legalmente habilitados. Verificamos também a situação das empresas para checar se têm realmente capacitação adequada. É fundamental que a sociedade entenda que a contratação de profissionais habilitados e o uso das melhores técnicas na realização de quaisquer serviços é o que garante um carnaval sem sobressaltos e o Crea-RJ faz sua parte neste processo”, explicou o fiscal do Crea-RJ.

Outro trabalho importantíssimo do Crea-RJ são as palestras educativas e de orientação aos ambulantes licenciados que atuam anualmente em áreas do entorno do Sambódromo durante a folia. A equipe do Crea-RJ presta sempre esclarecimentos sobre instalações elétricas e fornecimento de energia para as barracas, serviço que deve ser realizado por empresas legalmente habilitadas, a fim de garantir a segurança de todos.

Vale ressaltar que há 40 anos o Crea-RJ apoia as ações de fiscalização no Carnaval do Rio de Janeiro.