15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo

Existem três datas para comemorar o dia do solo: 15 de abril (Dia Nacional da Conservação do Solo); 22 de abril (Dia Internacional da Mãe Terra) e 5 de dezembro (Dia Mundial do Solo). 

Repleto de vida, o solo é um componente importante do ecossistema da Terra. Sendo o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação, o solo fornece às raízes fatores de crescimento, como suporte, água, oxigênio e nutrientes. É um recurso natural fundamental para a segurança alimentar, além de ser importante para a regulação do ciclo da água, na manutenção da biodiversidade e na mitigação das mudanças climáticas, ajudando a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa. 

No Brasil, o 15 de abril foi instituído pela Lei 7.876, em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária, em homenagem ao dia do nascimento do conservacionista e agrônomo americano Hugh Hammond Bennett, considerado como um dos pioneiros no campo de conservação do solo nos Estados Unidos. 

A data tem como objetivo conscientizar e divulgar a importância do solo para a manutenção da vida na Terra e a proteção dos recursos naturais usados para garantir a sustentabilidade da agricultura e do meio ambiente, lembrando que as consequências da falta de sua conservação chegam a níveis mundiais, incluindo escassez de comida, alterações climáticas periculosas, secas, inundações e a elevação do nível do mar.

O Crea-RJ celebra o Dia Nacional da Conservação do Solo, reconhecendo a importância fundamental desse recurso natural para a vida no planeta! Destaca-se o papel crucial dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua na proteção do solo: engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafo e todos os que atuam no estudo e na pesquisa para o desenvolvimento e implementação de práticas sustentáveis de manejo e conservação do solo.

15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo