É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do arquiteto e urbanista Mauro Ribeiro Viegas, ex-presidente do Crea-RJ. Professor catedrático e autor de diversas obras técnicas, morreu aos 103 anos deixando um enorme legado de ativismo em todas as entidades que passou ao longo de sua vida.
Formado em 1945 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da UFRJ, fundou, em 1952, a Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, como o primeiro laboratório privado brasileiro de controle sistêmico das estruturas de concreto e de seus materiais, e, por conseguinte, a Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A.
Mauro Ribeiro Viegas foi Diretor do Departamento de Parques, órgão vinculado à Secretaria-Geral de Viação e Obras da Prefeitura do Rio de Janeiro. Colocou em prática o projeto de criação do sistema Guandu, que visava a solução para os problemas de tratamento e abastecimento de água do Rio.
Foi Diretor Técnico e Diretor Presidente da Companhia de Habitação (COHAB) de 1966 a 1968, quando criou diversos conjuntos habitacionais desenvolvidos para equacionar o déficit de moradia para pessoas de baixa renda.
Desempenhou importante papel na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Foi vice-presidente do Conselho Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), entre os anos de 1995 e 2004; e presidiu os Conselhos Empresarial de Meio Ambiente (1995 a 2001) e Empresarial de Recursos Hídricos (2001 a 2015). Desde 2015, era integrante do Conselho de Eméritos da Firjan/CIRJ.
Foi Presidente do Crea-RJ no período de 1965 a 1972, Professor Emérito da UFRJ, Arquiteto inscrito na CAU, Conselheiro Emérito do Conselho de Minerva da UFRJ, Membro do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Diretor e Presidente de Conselho da Firjan, Vice-Presidente do Sistema Firjan-CIRJ, Diretor do IBRACON e Provedor da Imperial Irmandade de NS da Glória do Outeiro.
Também foi Presidente do Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Membro Vitalício do Conselho Diretor do Clube de Engenharia, Membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Geografia, Presidente e Membro do Comitê do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP, Benemérito da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e Governador de Distrito e Presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro.
Recebeu diversas homenagens em vida, como a Comenda da Ordem do Mérito Militar; a Medalha de Ouro do Governo da Itália da Cruz Vermelha; a Medalha do Mérito Industrial; a Medalha do Mérito Pedro Ernesto e a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea, entre outras.
Mauro Ribeiro Viegas foi cremado em cerimônia fechada para a família, no dia 20 de outubro (quinta-feira), às 11h, no salão principal do Memorial do Carmo.
Comunicamos que a missa de Sétimo Dia em memória do Profº Mauro Ribeiro Viegas, será realizada no próximo dia 24/10/2022, às 12h, na Igreja de N.S. da Glória do Outeiro, à Praça Nossa Senhora da Glória, nº 26 – Glória – Rio de Janeiro